Publication
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Caseiro, Ana Amélia Vigia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T15:20:17Z | |
dc.date.available | 2023-12-09T15:20:17Z | |
dc.date.issued | 2023-06-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417364 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9034 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Área do Faz de Conta | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Expressão | pt_PT |
dc.subject | Jogo Dramático | pt_PT |
dc.subject | Jogo Simbólico | pt_PT |
dc.title | CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA | pt_PT |
dc.title.alternative | POTENCIALIDADES DA ÁREA DO FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio_pes_anacaseiro_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: