Repository logo
 
Publication

CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorCaseiro, Ana Amélia Vigia
dc.date.accessioned2023-12-09T15:20:17Z
dc.date.available2023-12-09T15:20:17Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo.pt_PT
dc.identifier.tid203417364pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9034
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÁrea do Faz de Contapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectJogo Dramáticopt_PT
dc.subjectJogo Simbólicopt_PT
dc.titleCONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIApt_PT
dc.title.alternativePOTENCIALIDADES DA ÁREA DO FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLARpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio_pes_anacaseiro_após correções formais.pdf
Size:
2.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: