Repository logo
 
Publication

Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique.

dc.contributor.authorLopes, Maria de Lourdes
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
dc.date.accessioned2025-04-16T13:56:20Z
dc.date.available2025-04-16T13:56:20Z
dc.date.issued2024-10-15en_US
dc.date.updated2025-04-11T21:23:46Z
dc.description.abstractEste artigo expõe o Plano de Atividades Educativas (PAE), uma abordagem de inclusão académica voltada para estudantes com grandes desafios financeiros, implementada numa Universidade privada sem fins lucrativos em Moçambique. A metodologia adotada consistiu num estudo de caso, com recolha de informações qualitativas e quantitativas por meio de questionários e análise documental. O PAE tem-se mostrado eficiente na manutenção de estudantes em situação de vulnerabilidade financeira, permitindo que suportem as despesas com as suas mensalidades e concluam a sua formação académica sem dívidas, ao realizarem atividades em diversos setores dessa Universidade, além de adquirirem novas habilidades. A iniciativa é bem aceite tanto pelos estudantes quanto pelos responsáveis dos setores da universidade. No entanto, há margem para aprimoramentos, como a ampliação da variedade de cursos contemplados, a equidade de oportunidades entre homens e mulheres, a avaliação do desempenho dos participantes e o acompanhamento contínuo do programa. Assim, a estratégia inclusiva adotada por essa Universidade, destaca-se como uma boa prática para assegurar a permanência de estudantes com dificuldades financeiras no Ensino Superior.por
dc.description.abstractThis article presents the Educational Activities Plan (PAE), an approach to academic inclusion aimed at students with major financial challenges, implemented at a private non-profit university in Mozambique. The methodology adopted consisted of a case study, with qualitative and quantitative information collected through questionnaires and document analysis. The PAE has proved to be effective in keeping students in a situation of financial vulnerability afloat, allowing them to pay their tuition fees and graduate debt-free by carrying out activities in various sectors of the university, as well as acquiring new skills. The initiative is well received by both the students and those in charge of the university's departments. However, there is room for improvement, such as broadening the range of courses covered, equal opportunities for men and women, evaluating participants' performance and continuously monitoring the program. Thus, the inclusive strategy adopted by this university stands out as a promising model for ensuring that students in financial difficulty remain in higher education.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationLOPES, Maria de Lourdes Oliveira; MADUREIRA, Cristiana Pizarro. Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v.2, n.5, 2024; p. 167-193. ISSN 2965-9760 | D.O.I.: doi.org/10.59283/unisv.v2n5.012
dc.identifier.doi10.59283/unisv.v2n5.012
dc.identifier.issn2965-9760
dc.identifier.slugcv-prod-4450311
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12811
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUNISV
dc.relation.hasversionhttps://www.editoraunisv.com.br/post/estrategia-de-educacao-inclusiva-no-ensino-superior-um-estudo-de-caso-universidade-de-mo%C3%A7ambique#:~:text=Este%20artigo%20exp%C3%B5e%20o%20Plano%20de%20Atividades%20Educativas,numa%20Universidade%20privada%20sem%20fins%20lucrativos%20em%20Mo%C3%A7ambique
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectDificuldades financeiras
dc.subjectEnsino Superior
dc.subjectPlano de Atividades Educativas
dc.subjectInclusive education
dc.subjectFinancial difficulties
dc.subjectHigher education
dc.subjectEducational activity plan
dc.titleEstratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique.en_US
dc.title.alternativeInclusive education strategy in higher education: a case study in a university in Mozambiquepor
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage167
oaire.citation.issue5en_US
oaire.citation.startPage131
oaire.citation.titleQualyacademics Revista de Publicação Científica da Editora UNISVen_US
oaire.citation.volume2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | CRISTIANA DE SOUSA PIZARRO BRAVO MADUREIRA
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ARTIGO_12_-ESTRATEI_GIA_DE_EDUCACI_AI_O_INCLUSIVA_NO_ENSINO_SUPERIOR_UM_ESTUDO_DE_CASO_NUMA_UNIVERSIDADE_DE_MOCI_AMBIQUE.pdf
Size:
696.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: