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Abstract(s)
The connection between the arts, intervention and emotions promotes reflective thinking about new
ways of intervening in society to improve socio-cultural relations. This article presents an analysis that
seeks to understand the intersection of the concepts of intervention, arts and emotions, helping to map
the relationships and scientific developments linked to these concepts. A descriptive and exploratory
study was carried out using a bibliometric analysis with performance analysis and science mapping
approaches to analyze scientific production on these concepts, identifying trends, influential authors,
emerging themes and collaboration networks. The results of this investigation show the potential of
the research field, the thematic synergies and the multidisciplinarity involved in the research, making it
possible to understand the dynamism of these concepts and the impact they have on the relationship
with the ‘human being’. The combination of these concepts results in scattered data and less concrete
relationship networks, underlining the specificity of research in this context. Through this research, it is
possible to observe broad patterns in diverse subjects such as ‘human’, ‘performance’, ‘art’, ‘education’,
‘emotions’, ‘mental health’, among others, with possibilities for future application. These results seek
to open doors for further research and present the most important works, the authors and the fields of
action with growth potential.
A ligação entre as artes, o domínio da intervenção e as emoções promove o pensamento reflexivo sobre novas formas de intervir na sociedade para melhorar as relações socioculturais. Este artigo apresenta uma análise que procura compreender a interseção entre os conceitos de intervenção, artes e emoções, ajudando a mapear as relações e desenvolvimentos científicos a eles ligados. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório utilizando uma análise bibliométrica com abordagens de análise de desempenho e mapeamento científico para analisar a produção científica sobre estes conceitos, identificando tendências, autores influentes, temas emergentes e redes de colaboração. Os resultados mostram o potencial do campo de pesquisa, as sinergias temáticas e a multidisciplinaridade envolvida na investigação, permitindo compreender o dinamismo destes conceitos e o impacto que têm na relação com o ‘ser humano’. A conjugação destes conceitos resulta em dados dispersos e redes de relações menos concretas, sublinhando a especificidade da investigação neste contexto. Através deste estudo, é possível observar padrões alargados em diversos temas como ‘humano’, ‘performance’, ‘arte’, ‘educação’, ‘emoções’, ‘saúde mental’, entre outros, com possibilidades de aplicação futura. Estes resultados procuram, ainda, abrir portas para novas pesquisas e apresentar os trabalhos mais importantes, os autores e os campos de ação com potencial de crescimento.
A ligação entre as artes, o domínio da intervenção e as emoções promove o pensamento reflexivo sobre novas formas de intervir na sociedade para melhorar as relações socioculturais. Este artigo apresenta uma análise que procura compreender a interseção entre os conceitos de intervenção, artes e emoções, ajudando a mapear as relações e desenvolvimentos científicos a eles ligados. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório utilizando uma análise bibliométrica com abordagens de análise de desempenho e mapeamento científico para analisar a produção científica sobre estes conceitos, identificando tendências, autores influentes, temas emergentes e redes de colaboração. Os resultados mostram o potencial do campo de pesquisa, as sinergias temáticas e a multidisciplinaridade envolvida na investigação, permitindo compreender o dinamismo destes conceitos e o impacto que têm na relação com o ‘ser humano’. A conjugação destes conceitos resulta em dados dispersos e redes de relações menos concretas, sublinhando a especificidade da investigação neste contexto. Através deste estudo, é possível observar padrões alargados em diversos temas como ‘humano’, ‘performance’, ‘arte’, ‘educação’, ‘emoções’, ‘saúde mental’, entre outros, com possibilidades de aplicação futura. Estes resultados procuram, ainda, abrir portas para novas pesquisas e apresentar os trabalhos mais importantes, os autores e os campos de ação com potencial de crescimento.
Description
Keywords
Arts Intervenção artística Emotions Artes Tendências Intervenção Emoções Análise bibliométrica
Citation
Cantú, W. A., Milhano , S., & Magueta, L. (2024). EMOTIONS, ARTS AND INTERVENTION: TRENDS, SYNERGIES AND PERSPECTIVES THROUGH A BIBLIOMETRIC ANALYSIS. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852