Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
    Publication . Fernandes, Maria Eduarda; Gomes da Silva, Carlos; Gaspar Ferreira, Alcina; Febra, Lígia; Maurício Costa, João
    A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) é composta por 10 Municípios, com cerca de 287 mil habitantes (INE, 2022) e recolhe anualmente 123 022 toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais apenas 17% são recolhidos de forma seletiva (INE, 2025). Neste contexto, e enquadrado no Projeto Embalagem do Futuro (PPS08), é importante compreender melhor os comportamentos e atitudes dos agregados familiares da CIMRL face à separação de embalagens usadas (plástico, metal/alumínio, vidro, cartão/papel e cápsulas de café). Tendo por base a Theory of Planned Behavior, uma das principais teorias usadas para compreender a complexidade do comportamento social humano, as normas morais e os valores pro-ambientais, foi realizado um inquérito online junto dos agregados familiares da CIMRL.
  • Estudo sobre Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na CIMRL
    Publication . Fernandes, Maria Eduarda; Silva, Carlos Gomes da; Ferreira, Alcina Gaspar; Febra, Lígia; C., João Maurício
    O presente estudo analisa a separação de resíduos de embalagens (plástico, cartão, vidro, alumínio e cápsulas de café) e a intenção de utilização de máquinas de venda reversa (Reverse Vending Machine – RVM), na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). O estudo considera dimensões como as atitudes, normas morais e sociais e o controlo percebido, bem como os valores ambientais. A análise de 1 113 respostas válidas, recolhidas através de um questionário online aplicado a residentes da CIMRL, revela uma atitude altamente positiva face à separação de embalagens usadas. De facto, mais de 97% dos inquiridos consideram esta prática sensata e reconhecem que é benéfica para o ambiente. A maioria afirma sentir-se moralmente responsável por separar os resíduos e demonstra forte preocupação com o impacto ambiental das suas ações. No entanto, embora a separação de materiais como vidro (91%), papel/cartão (84%), plástico (83%) e metal e alumínio (79%) esteja amplamente enraizada, o mesmo não se verifica com as cápsulas de café, com apenas 36% dos respondentes a afirmarem separá-las totalmente. Relativamente às RVM, 57% dos participantes nunca ouviram falar destas máquinas. Mas, depois de uma breve apresentação do conceito, indicam uma elevada intenção de adesão: 87% gostaria de as utilizar, 76% recomendaria o seu uso e 74% afirma que lhes daria prioridade se estivessem disponíveis. Os incentivos ou recompensas pelo depósito de embalagens nas RVM mais valorizados pelos inquiridos são os donativos a instituições, seguidos de recompensas monetárias diretas (dinheiro) e descontos no comércio local. Os locais preferenciais para instalação das RVM são a via pública, grandes supermercados e juntas de freguesia. Os resultados obtidos fornecem evidência empírica para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de impulsionar a reciclagem e fortalecer a transição para uma economia circular, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).
  • RVM para Cápsulas de Café: Desenvolvimento e Experiência de Utilização de um Protótipo
    Publication . Fernandes, Maria Eduarda; Gomes da Silva, Carlos; Gaspar Ferreira, Alcina; Febra, Lígia; C., João Maurício; IPLeiria; CARME
    Este relatório apresenta os resultados do ensaio laboratorial realizado com o protótipo de uma Máquina de Venda Reversa (RVM) para recolha e separação de cápsulas de café de plástico e de alumínio, contribuindo para a promoção da economia circular. O protótipo foi testado durante um período de 12 semanas junto de cerca de 300 colaboradores de uma empresa. O ensaio foi conduzido em duas fases: a primeira, sem premiação para os utilizadores e, a segunda, com a introdução de uma premiação para os utilizadores. Os resultados obtidos indicam uma taxa de adesão global de 13%. Verificou-se também que a introdução da premiação teve um impacto positivo na adesão à RVM de cápsulas de café, permitindo angariar novos utilizadores e aumentar a utilização do equipamento. São também identificados vários padrões de utilização no ensaio sem premiação e no ensaio com premiação.