Publication
Educação e Desenvolvimento Comunitário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.author | Silva, Paula Alexandra Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T10:09:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-23T10:09:06Z | |
dc.date.issued | 2021-03-24 | |
dc.description.abstract | Com este relatório de projeto procura-se, de forma exploratória, refazer o percurso da educação pré-escolar na Guiné-Bissau, desde o tempo colonial até à atualidade. Para isso, é necessário compreender, a preocupação mundial com o desenvolvimento da primeira infância, e mais especificamente com a educação formal associada a esta faixa etária: a educação pré-escolar. Assim, e para este sector de ensino, o olhar centra-se nos países em desenvolvimento e mais direcionado para África Subsariana, onde ainda existem baixos resultados de desenvolvimento do sector. A análise centra-se na formação dos educadores, das estruturas, equipamentos, materiais de desgaste e pedagógicos, modelos pedagógicos ou pedagogias, relação dos pais e encarregados de educação com as estruturas de educação pré-escolar e projetos de alimentação e saúde em parceria com a educação pré-escolar. A reflexão realizada permite inferir que a educação pré-escolar na Guiné-Bissau, depende do investimento internacional e das estruturas privadas e comunitárias para conseguir abranger o maior número de crianças. De facto, a Guiné-Bissau acompanha o percurso dos restantes países de África Subsariana, com estruturas precárias ou pouco aptas para o desenvolvimento da educação pré-escolar; com a quase inexistência de equipamentos; com materiais de desgaste e pedagógicos muito rudimentares, ou com contribuição direta das famílias. Nas práticas pedagógicas, mantêm-se os métodos tradicionais, apenas de transmissão, e hábitos muito próximos da préescolarização, em que valorizam as letras e os números, em detrimento das atividades lúdico-pedagógicas. Os apoios da alimentação e da saúde, ainda são uma rede frágil, que chega a poucas estruturas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202734552 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5850 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento comunitário | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Guiné Bissau | pt_PT |
dc.subject | Modelo Pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.title | Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
dc.title.alternative | a educação pré-escolar na Guiné-Bissau do período colonial aos dias atuais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RelatorioProjeto _PaulaSilva_VersãoFinal_05.04.21_após correções formais.pdf
- Size:
- 77.86 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: