Repository logo
 
Publication

Educação e Desenvolvimento Comunitário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorSilva, Paula Alexandra Lopes da
dc.date.accessioned2021-06-23T10:09:06Z
dc.date.available2021-06-23T10:09:06Z
dc.date.issued2021-03-24
dc.description.abstractCom este relatório de projeto procura-se, de forma exploratória, refazer o percurso da educação pré-escolar na Guiné-Bissau, desde o tempo colonial até à atualidade. Para isso, é necessário compreender, a preocupação mundial com o desenvolvimento da primeira infância, e mais especificamente com a educação formal associada a esta faixa etária: a educação pré-escolar. Assim, e para este sector de ensino, o olhar centra-se nos países em desenvolvimento e mais direcionado para África Subsariana, onde ainda existem baixos resultados de desenvolvimento do sector. A análise centra-se na formação dos educadores, das estruturas, equipamentos, materiais de desgaste e pedagógicos, modelos pedagógicos ou pedagogias, relação dos pais e encarregados de educação com as estruturas de educação pré-escolar e projetos de alimentação e saúde em parceria com a educação pré-escolar. A reflexão realizada permite inferir que a educação pré-escolar na Guiné-Bissau, depende do investimento internacional e das estruturas privadas e comunitárias para conseguir abranger o maior número de crianças. De facto, a Guiné-Bissau acompanha o percurso dos restantes países de África Subsariana, com estruturas precárias ou pouco aptas para o desenvolvimento da educação pré-escolar; com a quase inexistência de equipamentos; com materiais de desgaste e pedagógicos muito rudimentares, ou com contribuição direta das famílias. Nas práticas pedagógicas, mantêm-se os métodos tradicionais, apenas de transmissão, e hábitos muito próximos da préescolarização, em que valorizam as letras e os números, em detrimento das atividades lúdico-pedagógicas. Os apoios da alimentação e da saúde, ainda são uma rede frágil, que chega a poucas estruturas.pt_PT
dc.identifier.tid202734552pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5850
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectGuiné Bissaupt_PT
dc.subjectModelo Pedagógicopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.titleEducação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT
dc.title.alternativea educação pré-escolar na Guiné-Bissau do período colonial aos dias atuaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioProjeto _PaulaSilva_VersãoFinal_05.04.21_após correções formais.pdf
Size:
77.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: