Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Educação e Desenvolvimento ComunitárioPublication . Silva, Paula Alexandra Lopes da; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraCom este relatório de projeto procura-se, de forma exploratória, refazer o percurso da educação pré-escolar na Guiné-Bissau, desde o tempo colonial até à atualidade. Para isso, é necessário compreender, a preocupação mundial com o desenvolvimento da primeira infância, e mais especificamente com a educação formal associada a esta faixa etária: a educação pré-escolar. Assim, e para este sector de ensino, o olhar centra-se nos países em desenvolvimento e mais direcionado para África Subsariana, onde ainda existem baixos resultados de desenvolvimento do sector. A análise centra-se na formação dos educadores, das estruturas, equipamentos, materiais de desgaste e pedagógicos, modelos pedagógicos ou pedagogias, relação dos pais e encarregados de educação com as estruturas de educação pré-escolar e projetos de alimentação e saúde em parceria com a educação pré-escolar. A reflexão realizada permite inferir que a educação pré-escolar na Guiné-Bissau, depende do investimento internacional e das estruturas privadas e comunitárias para conseguir abranger o maior número de crianças. De facto, a Guiné-Bissau acompanha o percurso dos restantes países de África Subsariana, com estruturas precárias ou pouco aptas para o desenvolvimento da educação pré-escolar; com a quase inexistência de equipamentos; com materiais de desgaste e pedagógicos muito rudimentares, ou com contribuição direta das famílias. Nas práticas pedagógicas, mantêm-se os métodos tradicionais, apenas de transmissão, e hábitos muito próximos da préescolarização, em que valorizam as letras e os números, em detrimento das atividades lúdico-pedagógicas. Os apoios da alimentação e da saúde, ainda são uma rede frágil, que chega a poucas estruturas.
- FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO ELECTROMAGNÉTICO DE EDIFÍCIOS USANDO BIMPublication . Louro, João Santos; Caldeirinha, Rafael Ferreira da Silva; Rodrigues, Hugo Filipe Pinheiro; Fernandes, Telmo Rui Carvalhinho CunhaEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que permite a simulação de cobertura rádio nos mais diferenciados cenários, nomeadamente, perante barreiras eletromagnéticas genéricas, interior de edifícios e áreas adjacentes. A ferramenta desenvolvida, permite importar informação presente em qualquer modelo do tipo Building Information Modelling (BIM) para o ambiente de simulação elaborado em MatLab. Esta importação utiliza a biblioteca IfcOpenShell através da linguagem Python como ferramenta de conversão de informação BIM para ficheiros CSV. Cada elemento construtivo presente nos modelos BIM é simulado através do módulo de simulação de propagação em elementos multicamada, o que permite fazer uma grande aproximação ao comportamento real de elementos que apresentem este tipo de configuração. O algoritmo traçado de raios que permite a simulação de cobertura em 3D, tem como base o método das imagens para o cálculo de trajetórias. Este permite a simulação da componente direta e de reflexões de primeira, segunda e terceira ordens. De forma a validar a ferramenta de simulação foram efetuadas medições de cobertura rádio em dois cenários distintos. O cenário A é composto por duas paredes exteriores e uma laje (chão) e o cenário B é composto por uma caixa quadrangular de madeira em toda a sua constituição. A gama de frequências utilizada nesta medições está compreendida entre 680 MHz e 6 GHz, representando assim medições de banda larga. A frequência utilizada na simulação é a frequência do meio da banda, sendo o valor 3.34 GHz.
- Um Retrato do OlharPublication . Pais, Jéssica Catarina Marques; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado; Lopes, Maria de São Pedro Santos SilvaA população portuguesa é uma população envelhecida. Importa assim pensar sobre este conceito – envelhecer - o que significa envelhecer? Para além da complexidade, este conceito traz consigo uma série de transformações biológicas, cognitivas, físicas e socias. Estas podem comprometer o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa e um exemplo disso é a memória, capacidade que com o passar do tempo pode-se ir debilitando. Perante este panorama importa criar respostas que vão ao encontro das necessidades e interesses das pessoas idosas. O Técnico Social com um olhar atento, criatividade, flexibilidade e empatia, cria projetos participativos que, para além de valorizarem a pessoa idosa, permitem a aprendizagem, o desenvolvimento e estimulação de competências e capacidades, proporcionam também o combate ao isolamento e à solidão. Indo ao encontro desta realidade este projeto, tendo por base a metodologia da investigação- ação, teve como principal objetivo compreender de que forma a Fotografia pode ser um meio de estimulação da memória. Sendo a Fotografia uma linguagem artística muito abrangente, neste projeto seguiu-se o caminho da Foto-elicitação. Este relatório intitulado “Um Retrato do Olhar - Conversas à Volta de Fotografias”, encontra-se organizado em três partes. Primeiramente é apresentado no primeiro capítulo o enquadramento teórico, onde se aborda o tema do envelhecimento, a memória, a comunicação e interação, a arte e o idoso, Fotografia e Foto-elicitação e os conceitos associados. Em seguida, incluímos um segundo capítulo que contextualiza a instituição e o grupo de participantes, refere o paradigma de investigação e expõe a metodologia e o desenho do projeto e por fim, no âmbito do terceiro capítulo, apresentámos e analisámos os resultados obtidos, formulando as respetivas conclusões, ao qual se segue a secção dos Anexos. Pretende-se com este trabalho refletir e trazer ao debate informações pertinentes acerca do tema envelhecimento e memória, e que seja o mote para o surgimento de outros projetos, de filiação artística, sendo esta uma poderosa ferramenta para superar limitações e adversidades que advêm com o processo de envelhecimento, em particular em contexto institucional.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plásticaPublication . Fonseca, Raquel Filipa Rodrigues; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, encontra-se organizado em duas partes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à reflexão crítica e objetiva sobre o meu percurso de aprendizagens e está subdividida em dois capítulos. O primeiro capítulo relata as experiências vivenciadas nos contextos de creche e de jardim de infância e o segundo capítulo refere-se aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte são refletidos e fundamentados os aspetos mais importantes das aprendizagens concretizadas durante as práticas pedagógicas. A segunda parte remete para o estudo investigativo realizado com quatro crianças no âmbito da prática pedagógica em contexto de jardim de infância. Este estudo, de carácter qualitativo e enquadrado num estudo de caso, visou identificar a potencialidade das artes visuais na aprendizagem cooperativa com crianças de 5/6 anos. Para tal, planificaram-se e implementaram-se cinco propostas educativas que envolviam o trabalho em grupo e a expressão plástica. Para recolher os dados, optou-se por recorrer à observação participante, a notas de campo e a registos audiovisuais e fotográficos. A análise teve em conta duas categorias: a aprendizagem no âmbito da cooperação e a aprendizagem no âmbito da linguagem plástica. Os resultados obtidos demonstraram que as propostas educativas no âmbito das artes visuais influenciaram o desenvolvimento e aquisição de comportamentos cooperativos nas quatro crianças do estudo, tendo cada uma participado na construção das aprendizagens das outras.