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Abstract(s)
Com este relatório de projeto procura-se, de forma exploratória,
refazer o percurso da educação pré-escolar na Guiné-Bissau, desde o
tempo colonial até à atualidade. Para isso, é necessário compreender, a
preocupação mundial com o desenvolvimento da primeira infância, e
mais especificamente com a educação formal associada a esta faixa
etária: a educação pré-escolar. Assim, e para este sector de ensino, o
olhar centra-se nos países em desenvolvimento e mais direcionado
para África Subsariana, onde ainda existem baixos resultados de
desenvolvimento do sector.
A análise centra-se na formação dos educadores, das estruturas,
equipamentos, materiais de desgaste e pedagógicos, modelos
pedagógicos ou pedagogias, relação dos pais e encarregados de
educação com as estruturas de educação pré-escolar e projetos de
alimentação e saúde em parceria com a educação pré-escolar.
A reflexão realizada permite inferir que a educação pré-escolar na
Guiné-Bissau, depende do investimento internacional e das estruturas
privadas e comunitárias para conseguir abranger o maior número de
crianças. De facto, a Guiné-Bissau acompanha o percurso dos
restantes países de África Subsariana, com estruturas precárias ou
pouco aptas para o desenvolvimento da educação pré-escolar; com a
quase inexistência de equipamentos; com materiais de desgaste e
pedagógicos muito rudimentares, ou com contribuição direta das
famílias. Nas práticas pedagógicas, mantêm-se os métodos
tradicionais, apenas de transmissão, e hábitos muito próximos da préescolarização,
em que valorizam as letras e os números, em
detrimento das atividades lúdico-pedagógicas. Os apoios da
alimentação e da saúde, ainda são uma rede frágil, que chega a poucas
estruturas.
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Keywords
Mediação Intercultural Desenvolvimento comunitário Educação Pré-escolar Guiné Bissau Modelo Pedagógico Escola