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Realidade aumentada em educação projeto de e-Learning aplicado na área da saúde
dc.contributor.author | Jorge, Nelson Ribeiro | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.contributor.author | Gaspar, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T11:38:24Z | |
dc.date.available | 2018-07-27T11:38:24Z | |
dc.date.issued | 2012-05-25 | |
dc.description.abstract | A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite que um objeto (imago) virtual computadorizado seja sobreposto direta ou indiretamente num ambiente real e em tempo real (Azuma, 1997; Zhou, Duh, & Billinghurst, 2008). Trata-se de uma variante da Realidade Virtual que utiliza também objetos virtuais, mas que difere desta na medida em que a RA é uma realidade mista que combina o mundo real com objetos virtuais, enquanto a RV imerge o utilizador por completo num ambiente virtual criado por computador. Assim, a RA suplementa a realidade em vez de a substituir, fazendo a ponte entre o mundo real e virtual de uma forma perfeita (Chang, G., Morreale, P. & Medicherla, P., 2010). São já conhecidas várias experiências de utilização da RA (Azuma, 1997; Azuma et al, 2001) em áreas como a publicidade, turismo, jogos, design do produto, arquitetura, aviação, indústria automóvel, medicina e educação. No ensino encontramos experiências educativas em contextos tão diversos como a matemática e a geograIa. Na área da saúde encontramos aplicações educacionais de RA para a prática, planeamento e gestão de procedimentos de saúde. A RA surge assim como uma nova tecnologia com potencial para o ensino, permitindo a manipulação de objetos virtuais no mundo real de forma imersiva, colmatando até o carácter prático muitas vezes dissociado do e-Learning. O foco deste projeto é precisamente a integração da RA numa ferramenta de e-Learning, nomeadamente numa plataforma virtual na área da saúde. O e-Learning na área da saúde integra um conceito mais abrangente denominado e-Health que, segundo a Declaração Ministerial de Bruxelas, refere-se à utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação como resposta às necessidades dos cidadãos, dos doentes, dos pro ssionais de saúde, das instituições de saúde e das políticas de saúde (eHealth, 2003). O uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais e simular práticas para ajudar os formandos na área da saúde a desenvolverem habilidades e conhecimentos (Hogan et al. 2007; Lewis et al. 2005). Estas simulações são técnicas educativas que permitem atividades interativas e por vezes imersivas, pela recriação de experiências clínicas sem exporem os doentes aos riscos (Maran & Glavin, 2003), e permitemao formando repetir um número in nito de vezes uma manobra até se assegurar da sua correta realização, antes de a praticar em situação real (Rey et al. 2006). É neste sentido que surge a RA como tecnologia que, aliada ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, poderá permitir um diagnóstico imersivo e mais pormenorizado das feridas, podendo trazer benefícios para o desenvolvimento de competências no ensino da enfermagem. Assim, acreditamos que, ao nível educacional, esta tecnologia pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, possibilitando a realização de técnicas e procedimentos que facilitem o desenvolvimento e a aquisição de competências na área do diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. O presente projeto pretende utilizar a RA no ensino da enfermagem, simulando a resolução de casos clínicos práticos utilizando objetos digitais imersos no mundo real. O projeto será suportado pela plataforma e-fer, desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria, a que será acrescentada uma componente de RA em casos clínicos que possam bene ciar desta integração. A plataforma e-fer recai sobre o tratamento de feridas crónicas por se tratar de uma situa- ção patológica com elevada incidência e prevalência em todo o mundo e representar uma elevada carga económica para os doentes e seus familiares, para as instituições de saúde, para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral (Gaspar, 2010). Assim, o objeto de estudo deste projeto centra-se nos efeitos da RA, num ambiente virtual de aprendizagem, na tomada de decisão relativamente ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.13140/2.1.3299.2327 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3367 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_PT |
dc.subject | Educação Médica | pt_PT |
dc.subject | Feridas | pt_PT |
dc.title | Realidade aumentada em educação projeto de e-Learning aplicado na área da saúde | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 342 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 341 | pt_PT |
oaire.citation.title | Proceedings CONFERENCIA INTERNACIONAL - INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO | pt_PT |
person.identifier.ciencia-id | 7817-9AD1-A81D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8996-4356 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 34e873ed-8d63-408c-ab8c-c61c46de6741 | |
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