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Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso sobre a Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, José Brites | |
dc.contributor.author | Fonseca, Patrícia Joana Calixto | |
dc.date.accessioned | 2017-01-09T12:15:48Z | |
dc.date.available | 2017-01-09T12:15:48Z | |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.description.abstract | A presente Dissertação surge da realização do projeto de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação realizada com o objetivo de compreender como é que uma Escola Profissional equaciona e resolve a inclusão dos seus alunos com NEE. Recorreu-se a metodologia qualitativa com estratégia de investigação: estudo de caso, centrado em fontes métodos de recolha de dados, diversificados: entrevistas e documentos de arquivo: Regulamento Interno e Projeto Educativo de Escola. As entrevistas foram realizadas aos dezassete professores que compõem o “caso” em estudo e analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. A esta análise refletiu-se a observação dos documentos de arquivo, da qual resultou a Análise de Resultados. Os resultados obtidos evidenciam uma comunidade educativa em que há um percurso a fazer em matéria de inclusão, nomeadamente ao que se refere às políticas educativas inclusivas, à implementação de um trabalho cooperativo sistemático. Contribuiria para a melhoria destas políticas educativas, a estabilidade do corpo docente e a sensibilização para a importância da formação contínua dos professores. Quanto às práticas educativas, constatou-se o receio dos professores no desenvolvimento de adaptações diferenciadas aos alunos com NEE evidenciado pelo tratamento igualitário, promovido pelos professores a todos os alunos. Em sala de aula, tornou-se clara a ausência da cooperação e do trabalho colaborativo, entre pares, de forma sistemática e estável, bem como das TIC como meio para melhorar a aprendizagem dos alunos com NEE. No entanto, verifica-se um esforço persuasivo, relativamente ao Plano Anual de Atividades, para garantir a participação de todos os alunos nas atividades da comunidade escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201540053 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2362 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Profissional | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso sobre a Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |