Repository logo
 
Publication

Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso sobre a Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Profissional

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, José Brites
dc.contributor.authorFonseca, Patrícia Joana Calixto
dc.date.accessioned2017-01-09T12:15:48Z
dc.date.available2017-01-09T12:15:48Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.description.abstractA presente Dissertação surge da realização do projeto de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação realizada com o objetivo de compreender como é que uma Escola Profissional equaciona e resolve a inclusão dos seus alunos com NEE. Recorreu-se a metodologia qualitativa com estratégia de investigação: estudo de caso, centrado em fontes métodos de recolha de dados, diversificados: entrevistas e documentos de arquivo: Regulamento Interno e Projeto Educativo de Escola. As entrevistas foram realizadas aos dezassete professores que compõem o “caso” em estudo e analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. A esta análise refletiu-se a observação dos documentos de arquivo, da qual resultou a Análise de Resultados. Os resultados obtidos evidenciam uma comunidade educativa em que há um percurso a fazer em matéria de inclusão, nomeadamente ao que se refere às políticas educativas inclusivas, à implementação de um trabalho cooperativo sistemático. Contribuiria para a melhoria destas políticas educativas, a estabilidade do corpo docente e a sensibilização para a importância da formação contínua dos professores. Quanto às práticas educativas, constatou-se o receio dos professores no desenvolvimento de adaptações diferenciadas aos alunos com NEE evidenciado pelo tratamento igualitário, promovido pelos professores a todos os alunos. Em sala de aula, tornou-se clara a ausência da cooperação e do trabalho colaborativo, entre pares, de forma sistemática e estável, bem como das TIC como meio para melhorar a aprendizagem dos alunos com NEE. No entanto, verifica-se um esforço persuasivo, relativamente ao Plano Anual de Atividades, para garantir a participação de todos os alunos nas atividades da comunidade escolar.pt_PT
dc.identifier.tid201540053pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2362
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEnsino Profissionalpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleNecessidades Educativas Especiais: Estudo de caso sobre a Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Patricia Calixto.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: