Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O sucesso no percurso escolar da etnia ciganaPublication . Marques, Rita Alexandra Jesus; Marques, José Carlos LaranjoUma das áreas onde o confronto entre culturas e valores minoritários e maioritários são mais evidentes, é a escola, particularmente porque ela se sobrepõe a uma missão socializadora que não é, de modo nenhum, neutra nem sequer flexível. Sabemos que a taxa de escolarização ainda é muito reduzida, na cultura cigana. A educação é portanto uma área fundamental para a inclusão destes na sociedade, dita dominante. A escola pode e deve assumir-se como um importante interface cultural entre as distintas comunidades, assumir-se como espaço de pertença das crianças ciganas e das suas famílias, respeitando e alargando as suas expectativas, como fator de sucesso. Com o presente trabalho, pretende-se conhecer os percursos escolares dos indivíduos de etnia cigana onde existe sucesso no percurso escolar (escolaridade superior ao 9º ano) e perceber se existem ou não, fatores preponderantes que levem ao sucesso escolar. Será realizado um estudo de caso a quatro indivíduos de etnia cigana com o intuito de aprofundar, compreender e analisar o percurso escolar dos entrevistados bem como, o seu percurso de vida e o dos seus pais. Para podermos aprofundar este tema sobre estes indivíduos iremos recorrer à entrevista semi-estruturada como metodologia a aplicar.
- Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso sobre a Inclusão de Alunos com NEE no Ensino ProfissionalPublication . Fonseca, Patrícia Joana Calixto; Ferreira, José BritesA presente Dissertação surge da realização do projeto de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação realizada com o objetivo de compreender como é que uma Escola Profissional equaciona e resolve a inclusão dos seus alunos com NEE. Recorreu-se a metodologia qualitativa com estratégia de investigação: estudo de caso, centrado em fontes métodos de recolha de dados, diversificados: entrevistas e documentos de arquivo: Regulamento Interno e Projeto Educativo de Escola. As entrevistas foram realizadas aos dezassete professores que compõem o “caso” em estudo e analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. A esta análise refletiu-se a observação dos documentos de arquivo, da qual resultou a Análise de Resultados. Os resultados obtidos evidenciam uma comunidade educativa em que há um percurso a fazer em matéria de inclusão, nomeadamente ao que se refere às políticas educativas inclusivas, à implementação de um trabalho cooperativo sistemático. Contribuiria para a melhoria destas políticas educativas, a estabilidade do corpo docente e a sensibilização para a importância da formação contínua dos professores. Quanto às práticas educativas, constatou-se o receio dos professores no desenvolvimento de adaptações diferenciadas aos alunos com NEE evidenciado pelo tratamento igualitário, promovido pelos professores a todos os alunos. Em sala de aula, tornou-se clara a ausência da cooperação e do trabalho colaborativo, entre pares, de forma sistemática e estável, bem como das TIC como meio para melhorar a aprendizagem dos alunos com NEE. No entanto, verifica-se um esforço persuasivo, relativamente ao Plano Anual de Atividades, para garantir a participação de todos os alunos nas atividades da comunidade escolar.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leituraPublication . Ferreira, André Miguel Rodrigues; Barbeiro, Luís Filipe TomásEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes fundamentais: I – Dimensão Reflexiva; II – Dimensão Investigativa. Na parte I (Dimensão Reflexiva), apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada relativa ao percurso pessoal efetuado ao longo do Mestrado (com a duração de dois semestres letivos), estando igualmente evidenciadas as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo desse percurso. Percurso esse que foi composto e enriquecido, a todos os níveis, através de dois contextos pedagógicos bem distintos. O enriquecimento, esse, foi sob os mais variados pontos de vista: profissional, pessoal e social. A parte II apresenta outra dimensão, a investigativa, concretamente a investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com nove crianças, situadas na faixa etária entre os 7 e os 8 anos de idade. Esta investigação incide sobre a implementação de estratégias de leitura, passando o seu objetivo geral por compreender de que forma a aplicação de diferentes estratégias no âmbito da leitura (decifração) influi na capacidade leitora das crianças. Desta forma, foi criada a seguinte questão de investigação: Qual das estratégias de leitura – a que deixa o aluno confrontar-se com as dificuldades para a seguir as tentar remediar ou a que as antecipa – é mais eficaz em crianças do 2.º ano de escolaridade, em relação à competência de decifração? Os dados recolhidos e tratados mostram o efeito que cada uma das estratégias teve no desempenho dos alunos, tendo a pré-leitura constituído um fator de diferenciação, por ativar um conjunto de conhecimentos e permitir uma essencial antecipação de conteúdos.
- Capacitação e acompanhamento de dirigentes de intervenção socialPublication . Pereira, Válter Manuel Gaspar da Silva; Santos, Rui Miguel DuartePara além de vir a ser objeto de avaliação com vista à obtenção do grau de mestre, o presente projeto tem como meta fomentar uma naturalização gradual, ajustável e consciente do paradigma da interculturalidade nas práticas de intervenção social das instituições do terceiro setor. Como sabemos, em Portugal, juntamente com o estado, a intervenção social é, em grande medida, levada a cabo pelas organizações da economia social. Nesse sentido, creio que será oportuno e pertinente introduzir no debate técnico-científico a aplicação de práticas de direção e gestão que observem e promovam a implementação da mediação intercultural como guia metodológico para uma ação mediadora entre instituições, respostas e projetos sociais e os seus respetivos públicos. Assim, o objetivo centra-se na capacitação e no acompanhamento para a sustentabilidade. Penso que poderemos com facilidade assumir que deste fator depende diretamente a sobrevivência das organizações e a prossecução da intervenção social enquanto objetivo comum de todo o setor. Porquanto, dar voz a quem está no terreno, através da distribuição de um questionário é, necessariamente, o ponto de partida para a construção de propostas de capacitação sobreponíveis com as necessidades identificadas por 210 dirigentes que colaboraram e reponderam a um questionário. As principais áreas, de uma forma inequívoca, apontam para o desenvolvimento de competências de gestão, as quais são cada vez mais indispensáveis para a “boa saúde” das instituições e, consequentemente, para a qualidade dos serviços prestados e para o benefício dos seus destinatários. O desafio que emerge é a elaboração de um plano de formação/capacitação desenhado para dirigentes do terceiro setor, introduzindo uma metodologia de ações de acompanhamento no terreno com vista a facilitar aprendizagens relevantes para as funções de direção e gestão integrados nos princípios orientadores da meta referida inicialmente.
