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Authors
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Abstract(s)
A presente Dissertação surge da realização do projeto de Mestrado em
Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a
investigação realizada com o objetivo de compreender como é que
uma Escola Profissional equaciona e resolve a inclusão dos seus
alunos com NEE.
Recorreu-se a metodologia qualitativa com estratégia de investigação:
estudo de caso, centrado em fontes métodos de recolha de dados,
diversificados: entrevistas e documentos de arquivo: Regulamento
Interno e Projeto Educativo de Escola. As entrevistas foram realizadas
aos dezassete professores que compõem o “caso” em estudo e
analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. A esta análise
refletiu-se a observação dos documentos de arquivo, da qual resultou a
Análise de Resultados.
Os resultados obtidos evidenciam uma comunidade educativa em que
há um percurso a fazer em matéria de inclusão, nomeadamente ao que
se refere às políticas educativas inclusivas, à implementação de um
trabalho cooperativo sistemático. Contribuiria para a melhoria destas
políticas educativas, a estabilidade do corpo docente e a sensibilização
para a importância da formação contínua dos professores. Quanto às
práticas educativas, constatou-se o receio dos professores no
desenvolvimento de adaptações diferenciadas aos alunos com NEE
evidenciado pelo tratamento igualitário, promovido pelos professores
a todos os alunos. Em sala de aula, tornou-se clara a ausência da
cooperação e do trabalho colaborativo, entre pares, de forma
sistemática e estável, bem como das TIC como meio para melhorar a
aprendizagem dos alunos com NEE. No entanto, verifica-se um
esforço persuasivo, relativamente ao Plano Anual de Atividades, para
garantir a participação de todos os alunos nas atividades da
comunidade escolar.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Ensino Profissional Educação Especial Inclusão