Repository logo
 
Publication

Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''

dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.contributor.authorPérez de Guzmán Puya, María Victoria
dc.contributor.authorMarques, José Carlos
dc.contributor.authorSilva, Pedro
dc.contributor.authorVieira, Ana Maria
dc.contributor.authorMargarido, Cristóvão
dc.contributor.authorMatos, Rui
dc.contributor.authorSantos, Rui
dc.date.accessioned2023-04-20T14:55:55Z
dc.date.available2023-04-20T14:55:55Z
dc.date.issued2023-04
dc.description.abstractO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizados conjuntamente na ESECS.IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, cruzaram dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, simultaneamente ‘irmãos’ na intervenção social empoderadora. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros e não com pessoas tantas vezes transformadas em objetos por parte do profissional social. A Pedagogia Social, enquanto ciência matriz quer da Educação Social, quer da Animação Sociocultural, quer mesmo do Serviço Social moderno, aponta para tudo menos para o assistencialismo e para a caridade na pretensa ajuda aos outros. Pelo contrário, alimenta profissões caraterizadas pela relação social de proximidade onde a escuta ativa, a comunicação no seu sentido lato, a empatia e o partir do outro para a construção da sua própria autonomização são fundamentais. Inevitavelmente, a Pedagogia Social desemboca nessas profissões, não raras vezes, através da Mediação Intercultural [enquanto paradigma essencialmente preventivo, transformador e socioeducativo] onde o interventor, ao contrário da mediação clássica, é tudo menos neutro. É tudo menos imparcial, como se procurará discutir e refletir neste congresso. O Pedagogo Social tem intenções de mudança, o que implica uma (trans)formação de si, da visão sobre si próprio e da visão sobre os outros.pt_PT
dc.description.abstractMas essa transformação não pode ser nem uma simples maquilhagem ou cosmética, nem uma máscara imposta pelo interventor social. Este, enquanto construtor de projetos e – por que não? – também de sonhos, como diz o poeta, deverá potenciar ânimo e vontade de querer ser, fazer, recorrendo à construção de pontes de sentido entre o ontem, o hoje e o amanhã; entre o self e o “outro”, entre nós e os outros, entre a identidade e a alteridade, através de uma mediação socioeducativa que, neste sentido, é sempre intercultural, interpessoal, intrapessoal e intergrupal. Este trabalho relacional, seja do educador social seja de outros profissionais do trabalho social, só pode ocorrer com recurso a competências em mediação intercultural, para a transformação do(s) outro(s), a partir de si próprios, com vontades renovadas, sonhos emergentes, projetos elaborados ou reelaborados na interação com o interventor. Este é, assim, um mediador intercultural que põe em prática a Pedagogia Social mais empoderadora e educadora no sentido mais amplo e antropológico do termo e que, antes da resolução de choques de culturas, tensões ou mesmo conflitos, aposta na prevenção e transformação social para uma cultura de paz, para uma (com)vivência versus coexistência, e para a construção de uma sociedade glocal mais intercultural e inclusiva. E foi para debater, discutir e aprofundar estas questões que se convidaram os interessados a apresentar e partilhar experiências de Pedagogia Social e de Mediação Intercultural, em torno dos seguintes eixos temáticos:1. Teoria e prática em: - Comunidades (“reais” ou “imaginadas”) - Contextos familiares - Territórios educativos em espaços públicos e privados: escolas, associações, municípios, instituições 2. Conceções epistemológicas sobre pedagogia social e mediação intercultural Relativamente à estrutura do livro, este encontra-se dividido em 8 partes, a saber:  Parte I – Abertura;  Parte II – Culturas, Diálogos, Tensões e Conflitos: Pedagogia Social e Mediação Intercultural; Parte III - Comunicações Livres: Teoria e Prática em Comunidades (“Reais” ou “Imaginadas”);  Parte IV - Comunicações Livres: Teoria e Prática em Contextos Familiares;  Parte V - Comunicações Livres: Teoria e Prática em Territórios Educativos em Espaços Públicos e Privados: Escolas, Associações, Municípios, Instituições;  Parte VI - Comunicações Livres: Conceções Epistemológicas Sobre Pedagogia Social e Mediação Intercultural;  Parte VII - Apresentação pública do livro “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Tempos de COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção Social”;  Parte VIII - Sessão de Encerramento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25766/d6g0-b749pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-96-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8429
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCICS.NOVA.IPLeiria e ESECS. Politécnico de Leiriapt_PT
dc.relationInterdisciplinary Centre of Social Sciences
dc.titleLivro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''pt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleInterdisciplinary Centre of Social Sciences
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04647%2F2020/PT
oaire.citation.titleXXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa”pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.familyNameCarlos Marques
person.familyNamede Carvalho da Silva
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.familyNameMargarido
person.familyNameMatos
person.familyNameDuarte Santos
person.givenNameRicardo
person.givenNameJosé
person.givenNamePedro
person.givenNameAna
person.givenNameCristóvão
person.givenNameRui
person.givenNameRui Miguel
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.ciencia-idB916-8830-3397
person.identifier.ciencia-id871B-8C9E-1262
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.ciencia-idE41E-A656-01A2
person.identifier.ciencia-idE91C-D6C7-62A5
person.identifier.ciencia-id3413-36FA-673A
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
person.identifier.orcid0000-0002-4690-5943
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
person.identifier.orcid0000-0002-2479-5114
person.identifier.orcid0000-0002-2034-0585
person.identifier.orcid0000-0002-0473-8497
person.identifier.scopus-author-id55315503400
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublicationaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd
relation.isAuthorOfPublicationd5124e5d-1e5a-43af-9b5f-37ebb17a6a07
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isAuthorOfPublication978d7254-068f-4617-ba71-44cdbfc31cf2
relation.isAuthorOfPublication28ca4c61-3386-4b73-9eef-c377816d5a31
relation.isAuthorOfPublication34132db5-2821-4867-9e87-d88b47e67f19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5124e5d-1e5a-43af-9b5f-37ebb17a6a07
relation.isProjectOfPublicationb5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIVRO DE ATAS_10.ª Conf. MIIS__v.final_DOI.pdf
Size:
11.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: