Repository logo
 
Publication

A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.authorFerreira, Cristina da Costa
dc.date.accessioned2018-09-10T13:27:38Z
dc.date.available2018-09-10T13:27:38Z
dc.date.issued2018-07-23
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar a eficácia da ativação e implementação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na aprendizagem da leitura e da escrita, em dois alunos do 1.º ano de escolaridade, com Necessidades Educativas Especiais. Os alunos apresentam diagnósticos diferentes: Incapacidade Intelectual e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Recorreu-se a estudos de caso, de caráter exploratório, e à metodologia de investigação-ação, com a finalidade de refletir sobre a nossa prática pedagógica numa perspetiva de melhoria da ação que desenvolvemos com as crianças com NEE. Durante a intervenção, procedeu-se à observação numa perspetiva naturalista e reflexiva das aulas, por meio de diários de bordo. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo do texto dos diários, com base em duas grandes categorias: flexibilização e gestão flexível do currículo e a centralidade das Inteligências Múltiplas na diferenciação de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem em crianças com NEE. Os resultados apurados apontam para um impacto bastante positivo da ativação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Ao termos em conta as inteligências múltiplas, diferenciamos estratégias, recursos, contextos de aprendizagens, métodos de leitura e escrita, o que foi fulcral para o sucesso educativo, permitindo a aquisição de competências significativas em relação à leitura e à escrita e em outras áreas do currículo.pt_PT
dc.identifier.tid201972972pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3520
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectNecessidade Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectHiperatividadept_PT
dc.subjectDéfice de atençãopt_PT
dc.titleA implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese 20.06.2018. 2.ª rev.V2_Cristina Ferreira.pdf
Size:
4.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: