Publication
A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristina da Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-09-10T13:27:38Z | |
dc.date.available | 2018-09-10T13:27:38Z | |
dc.date.issued | 2018-07-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar a eficácia da ativação e implementação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na aprendizagem da leitura e da escrita, em dois alunos do 1.º ano de escolaridade, com Necessidades Educativas Especiais. Os alunos apresentam diagnósticos diferentes: Incapacidade Intelectual e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Recorreu-se a estudos de caso, de caráter exploratório, e à metodologia de investigação-ação, com a finalidade de refletir sobre a nossa prática pedagógica numa perspetiva de melhoria da ação que desenvolvemos com as crianças com NEE. Durante a intervenção, procedeu-se à observação numa perspetiva naturalista e reflexiva das aulas, por meio de diários de bordo. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo do texto dos diários, com base em duas grandes categorias: flexibilização e gestão flexível do currículo e a centralidade das Inteligências Múltiplas na diferenciação de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem em crianças com NEE. Os resultados apurados apontam para um impacto bastante positivo da ativação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Ao termos em conta as inteligências múltiplas, diferenciamos estratégias, recursos, contextos de aprendizagens, métodos de leitura e escrita, o que foi fulcral para o sucesso educativo, permitindo a aquisição de competências significativas em relação à leitura e à escrita e em outras áreas do currículo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201972972 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3520 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Necessidade Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Hiperatividade | pt_PT |
dc.subject | Défice de atenção | pt_PT |
dc.title | A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese 20.06.2018. 2.ª rev.V2_Cristina Ferreira.pdf
- Size:
- 4.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: