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Abstract(s)
O presente trabalho apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar a eficácia da ativação e implementação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na aprendizagem da leitura e da escrita, em dois alunos do 1.º ano de escolaridade, com Necessidades Educativas Especiais. Os alunos apresentam diagnósticos diferentes: Incapacidade Intelectual e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
Recorreu-se a estudos de caso, de caráter exploratório, e à metodologia de investigação-ação, com a finalidade de refletir sobre a nossa prática pedagógica numa perspetiva de melhoria da ação que desenvolvemos com as crianças com NEE. Durante a intervenção, procedeu-se à observação numa perspetiva naturalista e reflexiva das aulas, por meio de diários de bordo. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo do texto dos diários, com base em duas grandes categorias: flexibilização e gestão flexível do currículo e a centralidade das Inteligências Múltiplas na diferenciação de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem em crianças com NEE.
Os resultados apurados apontam para um impacto bastante positivo da ativação das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Ao termos em conta as inteligências múltiplas, diferenciamos estratégias, recursos, contextos de aprendizagens, métodos de leitura e escrita, o que foi fulcral para o sucesso educativo, permitindo a aquisição de competências significativas em relação à leitura e à escrita e em outras áreas do currículo.
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Keywords
Leitura Escrita Ensino básico do 1º ciclo Necessidade Educativas Especiais Hiperatividade Défice de atenção