Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, C. A.; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana Rocha; Delplancq, Véronique
    O período de pandemia que hoje vivemos, tem colocado grandes desafios ao ensino superior e em concreto ao ensino das línguas estrangeiras. Se por um lado o confinamento trouxe constrangimentos às atividades letivas e de investigação, por outro lado tem potenciado a criatividade e o uso das tecnologias. A utilização da plataforma Korsakow e a criação de narrativas multilineares estão na base de uma metodologia inovadora na aprendizagem do francês e do inglês no ensino superior em Portugal. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) envolve um grupo de alunos do 1º ciclo em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Os estudantes desenvolvem o trabalho na base de recolha e análise de informação relacionada com os contextos culturais e linguísticos diversificados de Viseu, incluindo entrevistas, fotografias e narrativas centradas na tradição de um migrante. A arte digital e as ferramentas online garantem uma maior motivação na aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento da consciência plurilingue. São assim reforçadas as várias dimensões da linguagem (estética e emocional, além da cognitiva), num trabalho à distância, criativo e colaborativo que mobiliza competências interdisciplinares. Esta reflexão torna-se especialmente pertinente numa altura em que importa adaptar o ensino e aprendizagem às necessidades da sociedade apostando na inovação pedagógica, nomeadamente com estudantes cuja formação superior tem objetivos específicos, não inscritos no domínio das línguas. A metodologia é discutida e os resultados desta aprendizagem baseada no projeto são apresentados.