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Abstract(s)
A diversidade cultural e a complexidade do mundo contemporâneo, existente
na escola, obriga a que esta construa estratégias para que os seus professores
e alunos aprendam a lidar com outras identidades pessoais, sociais e
culturais. A escola deverá, assim, responder, de forma atenta e
contextualizada, à crescente heterogeneidade da sociedade contemporânea.
Mas como fazer a gestão da diversidade na escola e na sala de aulas? Como
tirar partido da multiculturalidade para construir uma escola mais
intercultural? Apesar dos discursos e das reivindicações, o respeito pela
diferença, por vezes, fica apenas por uma certa folclorização e comemoração
da diversidade em determinadas datas festivas. Provavelmente, as práticas
pedagógicas deverão passar, fundamentalmente, por buscar semelhanças
entre as diversidades que habitam os alunos, as turmas e a escola, ao invés de
acentuar as diferenças celebrando-as. A escola é um espaço e um tempo de
cruzamento de culturas, atravessado por encontros e desencontros de pontos
de vista, por tensões e conflitos não só internos, mas, também, entre a escola
e as famílias, entre a escola e a comunidade, entre a escola e a sociedade em
geral, aos quais nenhum território educativo e seus protagonistas poderão
ficar indiferentes. Muito menos poderão considerar a diferença como
deficiência. Por isso, a educação não pode ser pensada como monocultural e
praticável num processo homogeneizador. A educação tem de ser sempre
mediadora se quiser ser emancipadora e autonomizadora.
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Keywords
Diferenças culturais Intervenção e educação mediadoras Educação intercultural Mediação intercultural