Publication
Da celebração das diferenças culturais à busca das semelhanças: intervenção e educação mediadoras
dc.contributor.author | Vieira, Ana Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T16:48:31Z | |
dc.date.available | 2022-01-04T16:48:31Z | |
dc.date.issued | 2020-12 | |
dc.date.updated | 2022-01-04T15:39:13Z | |
dc.description.abstract | A diversidade cultural e a complexidade do mundo contemporâneo, existente na escola, obriga a que esta construa estratégias para que os seus professores e alunos aprendam a lidar com outras identidades pessoais, sociais e culturais. A escola deverá, assim, responder, de forma atenta e contextualizada, à crescente heterogeneidade da sociedade contemporânea. Mas como fazer a gestão da diversidade na escola e na sala de aulas? Como tirar partido da multiculturalidade para construir uma escola mais intercultural? Apesar dos discursos e das reivindicações, o respeito pela diferença, por vezes, fica apenas por uma certa folclorização e comemoração da diversidade em determinadas datas festivas. Provavelmente, as práticas pedagógicas deverão passar, fundamentalmente, por buscar semelhanças entre as diversidades que habitam os alunos, as turmas e a escola, ao invés de acentuar as diferenças celebrando-as. A escola é um espaço e um tempo de cruzamento de culturas, atravessado por encontros e desencontros de pontos de vista, por tensões e conflitos não só internos, mas, também, entre a escola e as famílias, entre a escola e a comunidade, entre a escola e a sociedade em geral, aos quais nenhum território educativo e seus protagonistas poderão ficar indiferentes. Muito menos poderão considerar a diferença como deficiência. Por isso, a educação não pode ser pensada como monocultural e praticável num processo homogeneizador. A educação tem de ser sempre mediadora se quiser ser emancipadora e autonomizadora. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2647757 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6453 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Diferenças culturais | pt_PT |
dc.subject | Intervenção e educação mediadoras | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Mediação intercultural | pt_PT |
dc.title | Da celebração das diferenças culturais à busca das semelhanças: intervenção e educação mediadoras | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 226 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 11-12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 215 | pt_PT |
oaire.citation.title | Liberdade, Equidade e EmancipaçãoI Investigar em educação, Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
person.familyName | Maria de Sousa Neves Vieira | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 0C16-8869-1661 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3976-6359 | |
rcaap.cv.cienciaid | 0C16-8869-1661 | Ana Maria de Sousa Neves Vieira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254 |