Publication
Percurso de aprendizagens em Educação de Infância: experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em creche
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Vicente, Beatriz de Jesus Lopes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T13:23:29Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T13:23:29Z | |
dc.date.issued | 2021-06-28 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado relata o meu percurso durante o ano letivo 2019/2020 e 2020/2021 no Mestrado de Educação Pré-escolar (MEPE) do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda à experiência tida em Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e na rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e o estudo realizado sobre o bem-estar emocional nos momentos de brincadeira livre que visou: i) identificar evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; ii) descrever e analisar os indicadores do bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; iii) refletir sobre o bem-estar emocional em contexto de creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de 11 crianças com idades compreendidas entre os 24/42 meses. Os dados foram recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo. Os resultados advindos da análise de conteúdo e da leitura quantitativa dos dados revelaram que nos 6 momentos de brincadeira livre observados existem níveis de bem-estar emocional alto, médio e baixo. Na segunda e terceira parte revelam-se o terceiro e quarto capítulos, nos quais se apresentam as reflexões advindas das experiências vivenciadas e das aprendizagens realizadas em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e II (rede publica). Por último, apresenta-se a conclusão final, as referências e os anexos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202755517 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6045 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.title | Percurso de aprendizagens em Educação de Infância: experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em creche | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio P.E.S_ Beatriz Vicente_MEPE_2021.pdf
- Size:
- 2.69 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: