Repository logo
 
Publication

Percurso de aprendizagens em Educação de Infância: experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em creche

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorVicente, Beatriz de Jesus Lopes
dc.date.accessioned2021-08-09T13:23:29Z
dc.date.available2021-08-09T13:23:29Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado relata o meu percurso durante o ano letivo 2019/2020 e 2020/2021 no Mestrado de Educação Pré-escolar (MEPE) do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda à experiência tida em Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e na rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e o estudo realizado sobre o bem-estar emocional nos momentos de brincadeira livre que visou: i) identificar evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; ii) descrever e analisar os indicadores do bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; iii) refletir sobre o bem-estar emocional em contexto de creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de 11 crianças com idades compreendidas entre os 24/42 meses. Os dados foram recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo. Os resultados advindos da análise de conteúdo e da leitura quantitativa dos dados revelaram que nos 6 momentos de brincadeira livre observados existem níveis de bem-estar emocional alto, médio e baixo. Na segunda e terceira parte revelam-se o terceiro e quarto capítulos, nos quais se apresentam as reflexões advindas das experiências vivenciadas e das aprendizagens realizadas em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e II (rede publica). Por último, apresenta-se a conclusão final, as referências e os anexos.pt_PT
dc.identifier.tid202755517pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6045
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.titlePercurso de aprendizagens em Educação de Infância: experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio P.E.S_ Beatriz Vicente_MEPE_2021.pdf
Size:
2.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: