Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado relata o meu percurso durante o ano letivo 2019/2020 e 2020/2021 no Mestrado de Educação Pré-escolar (MEPE) do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda à experiência tida em Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e na rede pública.
Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e o estudo realizado sobre o bem-estar emocional nos momentos de brincadeira livre que visou: i) identificar evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; ii) descrever e analisar os indicadores do bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; iii) refletir sobre o bem-estar emocional em contexto de creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de 11 crianças com idades compreendidas entre os 24/42 meses. Os dados foram recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo. Os resultados advindos da análise de conteúdo e da leitura quantitativa dos dados revelaram que nos 6 momentos de brincadeira livre observados existem níveis de bem-estar emocional alto, médio e baixo.
Na segunda e terceira parte revelam-se o terceiro e quarto capítulos, nos quais se apresentam as reflexões advindas das experiências vivenciadas e das aprendizagens realizadas em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e II (rede publica). Por último, apresenta-se a conclusão final, as referências e os anexos.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Aprendizagem Emoções