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Advisor(s)
Abstract(s)
A abordagem de redes para a internacionalização tem sido estudada por diversos
investigadores na área dos negócios internacionais. As empresas envolvem-se crescentemente
em negócios internacionais, pelo que necessitam de aprender a adaptar-se às diferenças que
encontram nos mercados externos. Neste artigo propomos um modelo conceptual que sugere
que a integração em redes industriais reforça a capacidade competitiva das empresas nos
mercados externos. Pertencer a redes de empresas permite ter acesso a conhecimento que
facilita a entrada nos mercados internacionais, melhor adaptação a ambientes económica,
politica, legal e culturalmente diferentes do seu país de origem. A integração em redes
permite, portanto, reduzir a distância psíquica percebida. A partir da revisão de literatura das
teorias da internacionalização, com especial enfoque na escola de Uppsala, das redes
industriais e do conceito de performance, discutimos a importância das redes de industriais na
internacionalização das empresas.
Description
Comunicação apresentada no III ELBE/SLADE, Fortaleza, 2010.
Keywords
Redes Empresariais Teorias da Internacionalização Distância psíquica