Browsing by Issue Date, starting with "2010-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Managing in a foreign country: the influence of culture in management decisionsPublication . Reis, Nuno; Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João CarvalhoThe world’s increasingly global economics is well documented fact. Globalization means people worldwide are becoming more similar, but there are still very important differences. Culture is an important factor that makes two countries unlike. In this paper we present three conceptual propositions on the effects of culture in management, at three different levels (corporate, business and functional). We argue that culture plays influences the management decisions at all three levels, affecting the firm’s success.
- A integração da empresa em redes industriais: minimizar os efeitos da distância psíquica na internacionalização de empresasPublication . Santos, João Carvalho; Ferreira, Manuel Portugal; Reis, NunoA abordagem de redes para a internacionalização tem sido estudada por diversos investigadores na área dos negócios internacionais. As empresas envolvem-se crescentemente em negócios internacionais, pelo que necessitam de aprender a adaptar-se às diferenças que encontram nos mercados externos. Neste artigo propomos um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais reforça a capacidade competitiva das empresas nos mercados externos. Pertencer a redes de empresas permite ter acesso a conhecimento que facilita a entrada nos mercados internacionais, melhor adaptação a ambientes económica, politica, legal e culturalmente diferentes do seu país de origem. A integração em redes permite, portanto, reduzir a distância psíquica percebida. A partir da revisão de literatura das teorias da internacionalização, com especial enfoque na escola de Uppsala, das redes industriais e do conceito de performance, discutimos a importância das redes de industriais na internacionalização das empresas.
- As TIC : redes isomórficas e tendências burocratizantesPublication . Faria, SusanaA partir de um estudo de caso, reflecte-se sobre a possibilidade de o investimento nas TIC, ainda que inscrito no ideal empreendedor de organização, poder vir a perpetuar algumas práticas burocráticas no ensino básico. O argumento é o de que sob a égide da ‘qualidade’ e modernização das instituições educativas os agrupamentos de escolas têm vindo a ser alvo de reconfigurações que passam pelas criação de sistemas de comunicação híbridos e extremamente complexos, que nem sempre rompem com o paradigma burocrático e transmissivo. Tal parece dever-se ao reforço dos mecanismos de controlo típicos da nova gestão pública, mas também a um processo de ‘standardização’ que decorre da partilha de materiais entre docentes, configurando um isomorfismo que parece situar-se a meio caminho entre o isomorfismo mimético e o isomorfismo normativo. O resultado poderá ser, então, a criação de redes isomórficas intra e inter organizacionais que, numa lógica securizante, podem pôr em causa as potencialidades das redes educativas. Desenvolvida no âmbito de uma tese de doutoramento sobre comunicação organizacional e identidade colectiva em contexto escolar, esta reflexão resulta da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas e dos testemunhos nela recolhidos ao longo de três anos.