Publication
Padrão de atividade física e bem-estar psicolgico em estudantes do ensino superior
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | |
| datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Correia, Nuno | |
| dc.contributor.author | craveiro, ines | |
| dc.contributor.author | Fonseca, Débora | |
| dc.contributor.author | Cardoso, Margarida | |
| dc.contributor.author | Neves, Bruna | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T14:28:39Z | |
| dc.date.available | 2025-11-04T14:28:39Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-04 | |
| dc.description | A Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS) é uma revista científica da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolvida e gerida pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento desde 2018, e que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido na área das Ciências da Saúde, Educação e Investigação. | |
| dc.description.abstract | Enquadramento: o sedentarismo é um problema atual da sociedade, potenciando o aparecimento de problemas de saúde. O bem-estar psicológico pode ser influenciado pelo padrão de atividade física. Objetivos: analisar o padrão de atividade física em estudantes de uma instituição do ensino superior e a sua relação com o bem-estar psicológico. Metodologia: estudo correlacional quantitativo transversal com recurso a amostra de conveniência. Resultados: amostra constituída por 48 estudantes, com idades entre os 18 e os 25 anos, sendo 4 do sexo masculino e 44 do sexo feminino. Apesar de não existirem relações com significado estatístico verificaram-se diferenças, pois os estudantes que realizam uma atividade física com maior intensidade têm tendencialmente um melhor bem-estar psicológico. Verificou-se ainda que existe tendência para os estudantes com mais idade apresentarem uma menor sensação de saúde e que os estudantes que possuem um melhor coeficiente de bem-estar psicológico possuam uma melhor sensação de saúde e menos tempo de atividades sedentárias. Conclusão: tendencialmente quem pratica mais atividade física demonstra um melhor bem-estar psicológico. Sugere-se um maior investimento em literacia em saúde sobre atividade física, seus padrões e as orientações da Organização Mundial de Saúde para reduzir o sedentarismo. | por |
| dc.description.abstract | Background: sedentary lifestyles are a current problem in society, increasing the risk of health problems. Psychological well-being can be influenced by physical activity patterns. Objectives:to analyse the pattern of physical activity in students at a higher education institution and its relationship with psychological well-being. Methodology:cross-sectional quantitative correlational study using a sing a convenience sample. Results:the sample consisted of 48 students aged between 18 and 25, 4 male and 44 female. Although there were no statistically significant relationships, there were differences, as students who performed physical activity with greater intensity tended to have better psychological well-being. There was also a tendency for older students to have a lower sense of health and for students with a better psychological wellbeing coefficient to have a better sense of health and less time spent in sedentary activities. Conclusion:those who practise more physical activity are more likely to have better psychological well-being. Greater investment in health literacy about physical activity, its standards and the WHO guidelines to reduce sedentary behaviour is suggested. | eng |
| dc.description.abstract | Marco contextual:el sedentarismo es un problema actual en la sociedad, que propicia la aparición de problemas de salud. el bienestar psicológico puede ser influenciado por los padrones de actividad física. Objetivos:analizar el padrón de actividad física en estudiantes de una institución de enseñanza superior y su relación con el bienestar psicológico. Metodología:estudio cuantitativo correlacional transversal utilizando una muestra de conveniencia. Resultados: la muestra consistió en 48 estudiantes con edades comprendidas entre 18 y 25 años, 4 hombres y 44 mujeres. Aunque no se encontraron relaciones estadísticamente significativas, sí se observaron diferencias, ya que los estudiantes que realizaban actividad física con mayor intensidad tendían a tener mejor bienestar psicológico. También se observó una tendencia a que los estudiantes de mayor edad tuvieran una menor sensación de salud y a que los estudiantes con un mejor coeficiente de bienestar psicológico tuvieran una mejor sensación de salud y dedicaran menos tiempo a actividades sedentarias.Conclusión:quienes practican más actividad física tienden a tener mejor bienestar psicológico. Se sugiere una mayor intervención en la alfabetización sanitaria sobre la actividad física, sus normas y las directrices de la OMS para reducir el comportamiento sedentario. | spa |
| dc.description.sponsorship | ||
| dc.identifier.citation | Correia, N., Craveiro, I., Fonseca, D., Cardoso, M., & Neves, B. (2024). Padrão de atividade física e bem-estar psicologico em estudantes do ensino superior. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 7(3), 1–13. https://doi.org/10.37914/riis.v7i3.358 | |
| dc.identifier.doi | 10.37914/riis.v7i3.358 | |
| dc.identifier.issn | 2184-3791 | |
| dc.identifier.issn | 2184-1578 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/14494 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa | |
| dc.relation.hasversion | https://riis.essnortecvp.pt/index.php/RIIS/article/view/358 | |
| dc.relation.ispartofseries | Artigos de Investigação | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | atividade física | |
| dc.subject | comportamento sedentário | |
| dc.subject | estudantes | |
| dc.subject | physical activity | |
| dc.subject | sedentary behavior | |
| dc.subject | students | |
| dc.title | Padrão de atividade física e bem-estar psicolgico em estudantes do ensino superior | por |
| dc.title.alternative | Physical activity pattern and psychological well-being in higher education students | eng |
| dc.title.alternative | Padrón de actividad física y bienestar psicológico en estudiantes de enseñanza superior | spa |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 13 | |
| oaire.citation.issue | 3 | |
| oaire.citation.startPage | 1 | |
| oaire.citation.title | Revista de Investigação & Inovação em Saúde | |
| oaire.citation.volume | 7 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
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| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-0111 | |
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