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Abstract(s)
Enquadramento: o sedentarismo é um problema atual da sociedade, potenciando o aparecimento de problemas de saúde. O bem-estar psicológico pode ser influenciado pelo padrão de atividade física. Objetivos: analisar o padrão de atividade física em estudantes de uma instituição do ensino superior e a sua relação com o bem-estar psicológico. Metodologia: estudo correlacional quantitativo transversal com recurso a amostra de conveniência. Resultados: amostra constituída por 48 estudantes, com idades entre os 18 e os 25 anos, sendo 4 do sexo masculino e 44 do sexo feminino. Apesar de não existirem relações com significado estatístico verificaram-se diferenças, pois os estudantes que realizam uma atividade física com maior intensidade têm tendencialmente um melhor bem-estar psicológico. Verificou-se ainda que existe tendência para os estudantes com mais idade apresentarem uma menor sensação de saúde e que os estudantes que possuem um melhor coeficiente de bem-estar psicológico possuam uma melhor sensação de saúde e menos tempo de atividades sedentárias. Conclusão: tendencialmente quem pratica mais atividade física demonstra um melhor bem-estar psicológico. Sugere-se um maior investimento em literacia em saúde sobre atividade física, seus padrões e as orientações da Organização Mundial de Saúde para reduzir o sedentarismo.
Background: sedentary lifestyles are a current problem in society, increasing the risk of health problems. Psychological well-being can be influenced by physical activity patterns. Objectives:to analyse the pattern of physical activity in students at a higher education institution and its relationship with psychological well-being. Methodology:cross-sectional quantitative correlational study using a sing a convenience sample. Results:the sample consisted of 48 students aged between 18 and 25, 4 male and 44 female. Although there were no statistically significant relationships, there were differences, as students who performed physical activity with greater intensity tended to have better psychological well-being. There was also a tendency for older students to have a lower sense of health and for students with a better psychological wellbeing coefficient to have a better sense of health and less time spent in sedentary activities. Conclusion:those who practise more physical activity are more likely to have better psychological well-being. Greater investment in health literacy about physical activity, its standards and the WHO guidelines to reduce sedentary behaviour is suggested.
Marco contextual:el sedentarismo es un problema actual en la sociedad, que propicia la aparición de problemas de salud. el bienestar psicológico puede ser influenciado por los padrones de actividad física. Objetivos:analizar el padrón de actividad física en estudiantes de una institución de enseñanza superior y su relación con el bienestar psicológico. Metodología:estudio cuantitativo correlacional transversal utilizando una muestra de conveniencia. Resultados: la muestra consistió en 48 estudiantes con edades comprendidas entre 18 y 25 años, 4 hombres y 44 mujeres. Aunque no se encontraron relaciones estadísticamente significativas, sí se observaron diferencias, ya que los estudiantes que realizaban actividad física con mayor intensidad tendían a tener mejor bienestar psicológico. También se observó una tendencia a que los estudiantes de mayor edad tuvieran una menor sensación de salud y a que los estudiantes con un mejor coeficiente de bienestar psicológico tuvieran una mejor sensación de salud y dedicaran menos tiempo a actividades sedentarias.Conclusión:quienes practican más actividad física tienden a tener mejor bienestar psicológico. Se sugiere una mayor intervención en la alfabetización sanitaria sobre la actividad física, sus normas y las directrices de la OMS para reducir el comportamiento sedentario.
Background: sedentary lifestyles are a current problem in society, increasing the risk of health problems. Psychological well-being can be influenced by physical activity patterns. Objectives:to analyse the pattern of physical activity in students at a higher education institution and its relationship with psychological well-being. Methodology:cross-sectional quantitative correlational study using a sing a convenience sample. Results:the sample consisted of 48 students aged between 18 and 25, 4 male and 44 female. Although there were no statistically significant relationships, there were differences, as students who performed physical activity with greater intensity tended to have better psychological well-being. There was also a tendency for older students to have a lower sense of health and for students with a better psychological wellbeing coefficient to have a better sense of health and less time spent in sedentary activities. Conclusion:those who practise more physical activity are more likely to have better psychological well-being. Greater investment in health literacy about physical activity, its standards and the WHO guidelines to reduce sedentary behaviour is suggested.
Marco contextual:el sedentarismo es un problema actual en la sociedad, que propicia la aparición de problemas de salud. el bienestar psicológico puede ser influenciado por los padrones de actividad física. Objetivos:analizar el padrón de actividad física en estudiantes de una institución de enseñanza superior y su relación con el bienestar psicológico. Metodología:estudio cuantitativo correlacional transversal utilizando una muestra de conveniencia. Resultados: la muestra consistió en 48 estudiantes con edades comprendidas entre 18 y 25 años, 4 hombres y 44 mujeres. Aunque no se encontraron relaciones estadísticamente significativas, sí se observaron diferencias, ya que los estudiantes que realizaban actividad física con mayor intensidad tendían a tener mejor bienestar psicológico. También se observó una tendencia a que los estudiantes de mayor edad tuvieran una menor sensación de salud y a que los estudiantes con un mejor coeficiente de bienestar psicológico tuvieran una mejor sensación de salud y dedicaran menos tiempo a actividades sedentarias.Conclusión:quienes practican más actividad física tienden a tener mejor bienestar psicológico. Se sugiere una mayor intervención en la alfabetización sanitaria sobre la actividad física, sus normas y las directrices de la OMS para reducir el comportamiento sedentario.
Description
A Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS) é uma revista científica da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolvida e gerida pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento desde 2018, e que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido na área das Ciências da Saúde, Educação e Investigação.
Keywords
atividade física comportamento sedentário estudantes physical activity sedentary behavior students
Pedagogical Context
Citation
Correia, N., Craveiro, I., Fonseca, D., Cardoso, M., & Neves, B. (2024). Padrão de atividade física e bem-estar psicologico em estudantes do ensino superior. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 7(3), 1–13. https://doi.org/10.37914/riis.v7i3.358
Publisher
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
