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Abstract(s)
O desenho tem uma vocação didáctica ou, mais exactamente, uma potência
didáctica. Esta possui já uma longa história, particularmente na sua relação
com as diversas práticas profissionais que lidam com a invenção e a produção da
forma. Isto porque o desenho proporciona recursos únicos para a aprendizagem
de certos saberes, certas experiências: o desenho permite abstrair, do objecto
concreto, aqueles dados que se pretendem conceptualizar.
Considerámos pois interessante, dada a natureza e o contexto de uma Aula
Aberta – que admite um público heterogéneo, constituído por qualquer e todos
os docentes e qualquer e todos os alunos –, falar de um dos materiais que sustentam a própria prática pedagógica e que é geralmente ignorado, tratado
como um dado adquirido ou considerado demasiado banal para justificar um
segundo olhar. Trata-se daquele momento em que é lançado o repto de uma
proposta pedagógica. Neste caso, o exercício de desenho, particularmente a sua
natureza e funções no contexto de uma formação em Design.
Description
Keywords
Desenho Design
Citation
CABAU, Philip - Exercícios de desenho (também em design). Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 27-45.