Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
928.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A educação do(a)s aluno(a)s que apresentam diversidade funcional é um desafio frequente. As limitações funcionais emergem e devem ser colmata- das com maior brevidade para não constituírem impedimento à aprendizagem. As Tecnologias de Apoio, com serviços especializados na avaliação e aconselhamento de Produtos de Apoio, assumem-se como cruciais para aquele(a)s com padrões atípicos de funcionamento. Todavia, a própria escola, enquanto instituição, deve estar capacitada de recursos competentes, ambientes acessíveis, currículos e atividades universalmente desenhados para se acomodarem às competências diversas do(a)s aluno(a)s em situação de vulnerabilidade. Este capítulo tenta sumariar um conjunto de tecnologias disponíveis como resposta à diversidade funcional. Almeja apresentar um conjunto de linhas orientadoras, prático e de fácil consulta, para quem procura as opções possíveis para o seu/sua aluno(a) e que necessita destas acomodações para tornar possível a participação na sua aprendizagem.
Description
O livro "Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias", onde se insere este capítulo, tem a coordenação de Catarina Mangas, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria, e de Jenny Sousa, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria.
Esta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal.
Esta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal.
Keywords
Tecnologias de Apoio Inclusão Diversidade Funcional Acessibilidade Educação inclusiva
Citation
Ribeiro, J., Bento, L., Faria, G., Silva, S., Abreu, T., Rodrigues, S., & Azevedo, L. (2022). Tecnologias de Apoio e Diversidade Funcional: Contributos para uma Educação Acessível e Inclusiva. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.). Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (1ª ed., pp. 117-134). Editora Almedina.
Publisher
Almedina