Repository logo
 
Publication

A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre da Silva
dc.contributor.authorPedro, Sandra Maria Silva Reis
dc.date.accessioned2019-07-23T11:25:22Z
dc.date.available2019-07-23T11:25:22Z
dc.date.issued2019-05-15
dc.description.abstractOs Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.pt_PT
dc.identifier.tid202263029pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4013
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia Educativapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectGeometria Dinâmicapt_PT
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_PT
dc.titleA aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebrapt_PT
dc.title.alternativeUm estudo de caso com alunos do curso Vocacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica: TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese.pdf
Size:
3.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: