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A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Filipe Alexandre da Silva | |
dc.contributor.author | Pedro, Sandra Maria Silva Reis | |
dc.date.accessioned | 2019-07-23T11:25:22Z | |
dc.date.available | 2019-07-23T11:25:22Z | |
dc.date.issued | 2019-05-15 | |
dc.description.abstract | Os Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202263029 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4013 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia Educativa | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.subject | Geometria Dinâmica | pt_PT |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_PT |
dc.title | A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo de caso com alunos do curso Vocacional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica: TIC | pt_PT |