Repository logo
 
Publication

Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa

dc.contributor.authorLopes, Sara
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.contributor.authorPimentel, Luísa
dc.contributor.authorSousa, Jenny
dc.date.accessioned2024-07-09T16:00:05Z
dc.date.available2024-07-09T16:00:05Z
dc.date.issued2024-06
dc.date.updated2024-07-03T18:54:54Z
dc.description.abstractA contemporaneidade é marcada por novos desafios no modo como se perceciona a velhice e o envelhecimento, originando diversas respostas na procura de práticas promotoras de bem-estar e de um maior envolvimento dos cidadãos nas suas comunidades. Neste quadro, demarca-se o conceito de envelhecimento ativo e saudável, amplamente relacionado com a inclusão social e a solidariedade entre gerações, onde a educação detém um papel importante. Tendo estes pressupostos como pano de fundo, será apresentado o Projeto ProAlfa - Alfabetização de e para seniores, desenvolvido com residentes de uma estrutura residencial do Concelho de Leiria e estudantes seniores do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Este projeto concretizou-se em oficinas de aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, numa lógica de promoção da interação social. Os dados recolhidos, a partir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas dirigidas aos participantes (estudantes seniores do Instituto Politécnico de Leiria e residentes da AMITEI), permitem concluir que as oficinas dinamizadas constituíram momentos de promoção do bem-estar, da autonomia e do convívio entre as gerações envolvidas favorecendo o(s) seu(s) processo(s) de envelhecimento.pt_PT
dc.description.abstractContemporary life is marked by new challenges in the way old age and ageing are perceived, giving rise to various responses in the search for practices that promote well being and greater involvement of citizens in their communities. In this context, the concept of active and healthy ageing stands out, widely related to social inclusion and solidarity between generations, where education plays an important role. With these assumptions as a backdrop, we will present the ProAlfa Project - Literacy for and by seniors, developed with residents of a residential structure in the municipality of Leiria and senior students from the 60+ Programme at the Polytechnic Institute of Leiria, Portugal. This project took the form of workshops for learning to read and write, using socio-educational animation strategies to promote social interaction. The data collected from direct observation and semi-structured interviews with the participants (senior students from the Polytechnic Institute of Leiria and AMITEI residents) allows us to conclude that the workshops promoted well-being, autonomy and conviviality among the generations involved, contributing to their ageing process(es).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLOPES, S. ., MANGAS, C. ., PIMENTEL, L. ., & SOUSA, J. . (2024). Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 77–100. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/23869pt_PT
dc.identifier.eissn2447-6498
dc.identifier.slugcv-prod-4106588
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9824
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/23869pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProAlfapt_PT
dc.subjectSeniorespt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSeniorspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.titlePensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfapt_PT
dc.title.alternativeThinking about education and citizenship in ageing and old age: the case of the ProAlfa projectpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleRevista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS)pt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameMónico Lopes
person.familyNameMangas
person.familyNamePimentel
person.familyNameSousa
person.givenNameSara
person.givenNameCatarina
person.givenNameLuísa
person.givenNameJenny
person.identifier.ciencia-id3517-B12B-D0F3
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.ciencia-id2019-5539-788F
person.identifier.ciencia-idD718-1B53-F947
person.identifier.orcid0000-0002-6607-9677
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
person.identifier.orcid0000-0002-1331-9876
person.identifier.orcid0000-0003-1626-6746
person.identifier.scopus-author-id57210470531
rcaap.cv.cienciaidD718-1B53-F947 | Jenny Sousa
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5bcf59c1-f083-4fa9-8165-5a3341ac5d94
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication2326f141-caf3-4e28-9566-8c1cc16c47d5
relation.isAuthorOfPublication9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23869-Texto_do_artigo-75167-2-10-20240628.pdf
Size:
563.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: