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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação tem como objetivo analisar o consumo
estimado pelos portugueses na época de Natal. O Natal transporta
em si uma contradição, por ser considerado um feriado religioso
mas também uma das ocasiões mais consumistas e lucrativas para
o mundo cristão. Utilizou-se uma metodologia quantitativa baseada
num questionário, onde os inquiridos, para além de responderem
a um conjunto de questões de índole sociodemográfica, indicaram
com quem passariam a festividade. Indicaram também o valor a
gastar em presentes para oferecer e em bens de consumo na época
de Natal. A amostra é constituída por 1.077 indivíduos portugueses,
maiores de 18 anos. Os resultados demonstram que esses indivíduos
estimam gastar mais em presentes para oferecer do que em bens de
consumo. Verifica-se também que o consumo estimado para essa
época do ano aumenta com a idade, com o número de elementos do
agregado familiar, com o nível de escolaridade e com o rendimento
mensal do agregado familiar. Os indivíduos que estimam gastar
mais na época de Natal são: homens; os que têm religião; os que
possuem familiar direto com menos de 16 anos; e os que são
casados ou vivem em união de fato. O estudo ajuda a perceber as
motivações do consumo na época natalina e a sua importância no
desenvolvimento econômico. Espera-se que este estudo venha a
contribuir para desvendar o espírito de Natal e expor o simbolismo
presente nas variadas manifestações sociais e culturais da sociedade.
Description
Keywords
Mercado de Natal Afetividade familiar Materialismo Consumo Natal
Citation
Santos, Eulália & Tavares, Fernando. (2020). Percepção do consumismo dos portugueses na época de Natal. 29. 163-179. 10.12660/rgplp.v19n3.2020.81233.
Publisher
FGV Ebape