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Percepção do consumismo dos portugueses na época de Natal

dc.contributor.authorSantos, E.
dc.contributor.authorTavares, F.
dc.date.accessioned2023-12-27T11:50:43Z
dc.date.available2023-12-27T11:50:43Z
dc.date.issued2020-12-23
dc.date.updated2023-12-22T22:00:41Z
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo analisar o consumo estimado pelos portugueses na época de Natal. O Natal transporta em si uma contradição, por ser considerado um feriado religioso mas também uma das ocasiões mais consumistas e lucrativas para o mundo cristão. Utilizou-se uma metodologia quantitativa baseada num questionário, onde os inquiridos, para além de responderem a um conjunto de questões de índole sociodemográfica, indicaram com quem passariam a festividade. Indicaram também o valor a gastar em presentes para oferecer e em bens de consumo na época de Natal. A amostra é constituída por 1.077 indivíduos portugueses, maiores de 18 anos. Os resultados demonstram que esses indivíduos estimam gastar mais em presentes para oferecer do que em bens de consumo. Verifica-se também que o consumo estimado para essa época do ano aumenta com a idade, com o número de elementos do agregado familiar, com o nível de escolaridade e com o rendimento mensal do agregado familiar. Os indivíduos que estimam gastar mais na época de Natal são: homens; os que têm religião; os que possuem familiar direto com menos de 16 anos; e os que são casados ou vivem em união de fato. O estudo ajuda a perceber as motivações do consumo na época natalina e a sua importância no desenvolvimento econômico. Espera-se que este estudo venha a contribuir para desvendar o espírito de Natal e expor o simbolismo presente nas variadas manifestações sociais e culturais da sociedade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Eulália & Tavares, Fernando. (2020). Percepção do consumismo dos portugueses na época de Natal. 29. 163-179. 10.12660/rgplp.v19n3.2020.81233.pt_PT
dc.identifier.doi10.12660/rgplp.v19n3.2020.81233pt_PT
dc.identifier.issn2674-5895
dc.identifier.slugcv-prod-2608693
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9126
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFGV Ebapept_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/81233pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMercado de Natalpt_PT
dc.subjectAfetividade familiarpt_PT
dc.subjectMaterialismopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectNatalpt_PT
dc.titlePercepção do consumismo dos portugueses na época de Natalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage179pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Gestão dos Países de Língua Portuguesapt_PT
oaire.citation.volumev. 19, nº 3pt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameEulália Maria Mota
person.identifierAAO-4024-2020
person.identifier.ciencia-idD515-A6BD-A750
person.identifier.orcid0000-0001-8069-2657
person.identifier.scopus-author-id37089304300
rcaap.cv.cienciaidD515-A6BD-A750 | Eulália Maria Mota Santos
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4

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