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Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCanadas, Natália Maria Prudêncio Rafael
dc.contributor.advisorCarreira, Pedro Manuel Rodrigues
dc.contributor.authorPeralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
dc.date.accessioned2018-03-26T09:37:49Z
dc.date.available2018-03-26T09:37:49Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.description.abstractNesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.pt_PT
dc.identifier.tid201889307pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3142
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_PT
dc.subjectStakeholderspt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleResponsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameFinanças Empresariaispt_PT

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