Publication
CompetĂȘncia de Leitura no 1.Âș CEB - da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS)
dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T11:14:41Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T11:14:41Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.updated | 2022-07-22T10:49:18Z | |
dc.description.abstract | Considerando as competĂȘncias da disciplina de PortuguĂȘs, a leitura Ă© basilar na formação do su jeito. Sabe-se que um nĂvel de literacia elevado permite uma agilidade social e um desempenho profissional mais sustentado e sustentĂĄvel. A leitura Ă© uma das competĂȘncias a trabalhar em profundidade ao longo da escolaridade obrigatĂł ria, regendo-se por um conjunto de normativos legais que regulamentam os conteĂșdos a trabalhar e descrevem os desempenhos espectĂĄveis dos alunos. Para alĂ©m das provas de avaliação nacionais realizadas no final do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, Portugal aderiu em 2011 Ă s provas internacionais do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), cuja prĂłxima edição decorrerĂĄ no ano 2016. O presente artigo apresenta os resultados da anĂĄlise efetuada Ă s Metas Curriculares de PortuguĂȘs e ao Programa de PortuguĂȘs, no que diz respeito Ă ĂĄrea da leitura e ao 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, em função dos nĂveis de desempenho contemplados no PIRLS. Perante os dados obtidos, Ă© possĂvel concluir que os normativos legais em Portugal nĂŁo fazem refe rĂȘncia ao PIRLS, embora vĂŁo ao encontro das competĂȘncias leitoras avaliadas por este estudo, nos seus vĂĄrios nĂveis de desempenho. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-05-6 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-640503 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7398 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ESECS- IPLeiria | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | PIRLS | pt_PT |
dc.subject | Programa de PortuguĂȘs | pt_PT |
dc.subject | Metas Curriculares de PortuguĂȘs | pt_PT |
dc.subject | 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncia de Leitura no 1.Âș CEB - da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS) | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 193 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 186 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV ConferĂȘncia Internacional Investigação, PrĂĄticas e Contextos em Educação | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Mangas | |
person.givenName | Paula Cristina Cinza Santos Leal | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | C018-E969-C4A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7258-6616 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
rcaap.cv.cienciaid | C018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 |