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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
“Os processos de avaliação externa e de autoavaliação são apontados
como instrumentos decisivos para a melhoria da qualidade do serviço
educativo” (Correia et al., 2015, p. 100). Estes seguem duas linhas de
abordagem, nomeadamente avaliar para a melhoria (school
improvement) e avaliar para a prestação de contas (school
accountability). A reforçar esta linha de pensamento temos as palavras
de Pacheco (2014) quando afirma que a “avaliação externa tem como
um dos seus principais objetivos promover uma educação de
qualidade” (p. 20). Mas será que estes desígnios da Avaliação Externa
das Escolas estão a ser alcançados?
O presente estudo analisou as principais tendências de evolução de
desempenho das escolas, entre os dois primeiros ciclos de AEE, com
base nas asserções de Pontos Fortes e Áreas de Melhoria. A
proximidade geográfica determinou a escolha do universo deste
estudo, em que centrámos a análise nas escolas da área de influência
do CFAE Centro-Oeste.
A análise documental dos relatórios de escola da AEE, da
responsabilidade da IGE/IGEC, constituiu-se como a principal fonte
informativa, num estudo de caracter qualitativo e quantitativo.
Pretende-se que a AEE seja um processo indutor de uma cultura de
escola em que a melhoria é o seu desígnio maior. Mas, efetivamente,
qual foi a evolução qualitativa das escolas do 1.º para o 2.º Ciclo de
AEE? À medida que os ciclos avaliativos se vão sucedendo é
expectável que o número de Pontos Fortes das escolas aumente e o
número de Áreas de Melhoria diminua e que a diferença entre estes
dois indicadores aumente no sentido positivo. É nesta diferença entre
o número de Pontos Fortes e de Áreas de Melhoria que podemos
perceber qual o sentido da evolução do desempenho das escolas nos
processos de AEE.
Os resultados deste estudo revelam que em metade das escolas analisadas se manteve a diferença entre o número de pontos fortes e o número de áreas de melhoria. Nas restantes escolas verifica-se uma regressão nesta diferença. Esta conclusão confronta-nos com uma realidade que é díspar dos objetivos do processo de AEE, principalmente no que toca ao “school improvement”.
Description
Keywords
Gestão Escolar Supervisão escolar Avaliação Avaliação externa