Repository logo
 
Publication

A cultura como um fator de atração de investimento direto estrangeiro : uma aplicação do Projeto GLOBE

dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
dc.contributor.authorCaseiro, Anabela Fernandes
dc.date.accessioned2014-11-26T12:32:07Z
dc.date.available2014-11-26T12:32:07Z
dc.date.issued2012-12-05
dc.date.submitted2014-11-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma nova perspetiva sobre a influência da cultura na entrada de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), encarando-a como um potencial fator de atração. Tendo por base a moldura teórica do Projeto GLOBE- Global Leadership and Organizational Behavior Effectiveness (House et al., 2004), testamos as nove dimensões culturais em termos de práticas, no sentido de avaliar o impacto que a cultura exerce na atração de IDE. Desta forma, analisamos o fenómeno para além das dimensões culturais de Hofstede (1980), modelo pioneiro no estudo do impatco de dimensões culturais nos negócios internacionais, usado na esmagadora maioria dos estudos relevantes ao tema, centrados nos valores culturais. Por forma a captar a importância das práticas culturais evidenciadas pelo GLOBE, agregamos as nove dimensões culturais em três variáveis com características comuns, as quais nomeámos: concretização, orientação para o próximo e desigualdade social. Este agrupamento foi confirmado pela análise fatorial de componentes principais. Criámos assim, um modelo conceptual, que, controlando fatores económicos através do logaritmo do PIB (Produto Interno Bruto), estabelece relações entre cada uma das novas variáveis e a atração de IDE. Os resultados obtidos numa amostra de 56 países para um período de 2008 a 2011 revelam que as empresas multinacionais (EMN’s) irão optar por investir em países com índices de práticas mais elevados de concretização e mais baixos de orientação para o próximo e de desigualdade social. Apresentamos, desta forma, conclusões inovadoras resultantes do agrupamento de variáveis, e pioneiras quanto a algumas dimensões culturais nunca anteriormente estudadas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1130
dc.language.isoporpor
dc.subjectIDEpor
dc.subjectCultura nacionalpor
dc.subjectDimensões culturaispor
dc.subjectProjeto Globepor
dc.subjectPráticas culturaispor
dc.subjectPaís receptorpor
dc.titleA cultura como um fator de atração de investimento direto estrangeiro : uma aplicação do Projeto GLOBEpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineNegócios Internacionaispor
thesis.degree.disciplineIDEpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Negócios Internacionaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MNI_Anabela Caseiro_ 2012.pdf
Size:
701.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: