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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação apresenta uma nova perspetiva sobre a influência da cultura na entrada de
Investimento Direto Estrangeiro (IDE), encarando-a como um potencial fator de atração.
Tendo por base a moldura teórica do Projeto GLOBE- Global Leadership and
Organizational Behavior Effectiveness (House et al., 2004), testamos as nove dimensões
culturais em termos de práticas, no sentido de avaliar o impacto que a cultura exerce na
atração de IDE. Desta forma, analisamos o fenómeno para além das dimensões culturais de
Hofstede (1980), modelo pioneiro no estudo do impatco de dimensões culturais nos
negócios internacionais, usado na esmagadora maioria dos estudos relevantes ao tema,
centrados nos valores culturais.
Por forma a captar a importância das práticas culturais evidenciadas pelo GLOBE,
agregamos as nove dimensões culturais em três variáveis com características comuns, as
quais nomeámos: concretização, orientação para o próximo e desigualdade social. Este
agrupamento foi confirmado pela análise fatorial de componentes principais. Criámos
assim, um modelo conceptual, que, controlando fatores económicos através do logaritmo
do PIB (Produto Interno Bruto), estabelece relações entre cada uma das novas variáveis e a
atração de IDE.
Os resultados obtidos numa amostra de 56 países para um período de 2008 a 2011 revelam
que as empresas multinacionais (EMN’s) irão optar por investir em países com índices de
práticas mais elevados de concretização e mais baixos de orientação para o próximo e de
desigualdade social. Apresentamos, desta forma, conclusões inovadoras resultantes do
agrupamento de variáveis, e pioneiras quanto a algumas dimensões culturais nunca
anteriormente estudadas.
Description
Dissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
IDE Cultura nacional Dimensões culturais Projeto Globe Práticas culturais País receptor