Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conectando o enoturismo e a capacidade absortiva: evidências em um empreendimento turístico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O enoturismo é um dos setores que vem se desenvolvendo no Brasil, impulsionado pelas vinícolas localizadas na Serra Gaúcha e outras microrregiões do estado. No enoturismo, o visitante tem oportunidade de visitar espaços de produção e industrialização, conhecendo a cultura, a história, a gastronomia local, entre outros atrativos. O objetivo da pesquisa é compreender como ocorre o processo da capacidade absortiva na Vinícola Campestre, localizada no município de Vacaria/RS. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, com dados coletados por meio de roteiro semiestruturado aplicado ao diretor da vinícola. Como resultados significativos, destaca-se que os diretores possuíam conhecimento prévio que são aplicados nas atividades desenvolvidas pela vinícola, sendo os fatores internos os que mais influenciam, e os fatores externos, como as tendências do mercado, são identificados como elementos que impulsionam e incrementam a capacidade absortiva individual e coletiva. Considera-se que no processo de gestão do conhecimento, a demanda por novos conhecimentos se desdobra na aprendizagem organizacional, e revela-se uma condição sine qua non para o sucesso e alcance das estratégias na vinícola. Assim, a maneira como a gestão organiza o caminho para acessar tais conhecimentos, a forma como as pessoas os combinam, é um dos maiores desafios à gerência.
Wine tourism is one of the sectors that has been developing in Brazil, driven by wineries located in Serra Gaúcha and other micro-regions of the state. In wine tourism, the visitor has the opportunity to visit spaces of production and industrialization, getting to know the culture, history, local gastronomy, among other attractions. The objective of the research is to understand how the absorptive capacity process occurs at Vinícola Campestre, located inthe city of Vacaria/RS. Research was carried out with a qualitative and exploratory approach, with data collected through a semi-structured script applied to the director of the winery. As significant results, it is noteworthy that the directors had previous knowledge that are applied in the activities developed by the winery, with internal factors being the most influential, and external factors, such as market trends, are identified as elements that drive and increase individual and collective absorptive capacity. It is considered that in the knowledge management process, the demand for new knowledge unfolds in organizational learning, and it proves to be a sine qua non condition for the success and scope of strategies in the winery. Thus, the way in which management organizes the path to access such knowledge, the way in which people combine it, is one of the greatest challenges for management.

Description

Keywords

Capacidade absortiva Conhecimento Enoturismo Absorptive capacity Enotourism Knowledge

Citation

Noro, C.A.S., Padilha, A.C.M., & Jorge, J.P. (2021). Conectando o enoturismo e a capacidade absortiva: evidências em um empreendimento turístico. Proceedings XIII Internacional Tourism Congress, Estoril, Portugal, October 27-29

Organizational Units

Journal Issue