Publication
Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Nunes, Micaela Filipa da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T11:47:04Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T11:47:04Z | |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está organizado em duas dimensões, sendo estas a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte, a dimensão reflexiva, contempla a apresentação do meu percurso ao longo das unidades curriculares de prática pedagógica nos diversos contextos, sendo mencionadas as aprendizagens realizadas, as principais dificuldades, as estratégias adotadas e algumas das propostas educativas implementadas. A segunda parte, a dimensão reflexiva, aborda o estudo realizado, de caráter qualitativo sob a forma de estudo de caso, desenvolvido em contexto de Jardim de Infância. A investigação procurou compreender quais os tipos de interações entre uma criança na faixa etária dos 5 anos, denominada por criança A, e as crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da sua sala de atividades, nos momentos de brincadeira livre, no espaço exterior. Com o estudo levado a cabo, conseguimos identificar as principais interações da criança A, com as crianças da sua sala de atividades, de diferentes idades, nos momentos de brincadeira livre; compreender a importância das brincadeiras livres, no espaço exterior, nas interações da criança A com as outras crianças da sua sala de atividades; refletir sobre a importância das brincadeiras livres nas interações entre a criança A com as crianças de outras idades. De acordo com os dados recolhidos e analisados, constatamos que a criança A utilizou, maioritariamente, as interações não verbais para interagir com as crianças das diferentes faixas etárias, mais precisamente, a interação através do olhar e a interação através do toque. No entanto, verificou-se que a interação verbal também esteve entre os três tipos de interações mais utilizados para a criança A comunicar com os seus pares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849496 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3018 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |