Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Chorão das praias como potencial fonte de compostos bioativos para incorporação em matrizes alimentares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
tecnoalimentar-chorao2019.pdf12.9 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo pretendeu avaliar o potencial de Carpobrotus edulis L., uma planta invasora do litoral português, como fonte de compostos bioativos para a incorporação em matrizes alimentares. Fez-se a caracterização fitoquímica de espécimes provenientes de diferentes locais da costa oeste de Portugal em termos de: (1) clorofilas e carotenóides totais, (2) compostos fenólicos e (3) atividade antioxidante, tendo-se verificado uma significativa variabilidade geográfica. As plantas colhidas em Peniche Sul foram as que se revelaram mais interessantes em termos de compostos fenólicos e atividade antioxidante, apresentando valores claramente superiores aos dos outros locais. O extrato etanólico destas amostras apresentou um teor de compostos fenólicos de 815+- 0,007 ug/mg e uma atividade antioxidante (34,5 +- 2,7% de inibição do DPPH) equivalente à do antioxidante sintético Trolox testado na mesma concentração (5ug/mL). Os resultados obtidos sugerem assim que C. edulis é uma fonte promissora de compostos bioativos para aplicação alimentar.

Description

Agradecimentos : Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através do programa estratégico UID/MAR/04292/2019 concedido ao MARE, Smart-BioR (referência Centro-01 0145-FEDER-000018) co-financiado pelo programa Centro 2020, Portugal2020, União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Keywords

Atividade antioxidante Carotenóides Carpobrotus edulis L. Compostos fenólicos Halófitas

Pedagogical Context

Citation

Fernades, W., Tecelão, C. & Neves, M. (2019). O Chorão das praias como potencial fonte de compostos bioativos para incorporação em matrizes alimentares. TecnoAlimentar, 20, 4-6

Organizational Units

Journal Issue