Repository logo
 
Publication

(Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidade

dc.contributor.authorMadureira, Cristiana
dc.contributor.authorLima, Louise
dc.date.accessioned2023-09-21T15:25:13Z
dc.date.available2023-09-21T15:25:13Z
dc.date.issued2023-02
dc.date.updated2023-09-19T19:45:44Z
dc.description.abstractEste capítulo pretende enfatizar a importância da mediação social e pedagógica enquanto estratégia educativa socializadora e emancipadora de todos e cada um dos agentes educativos envolvidos no compromisso da construção de uma escola inclusiva. Neste âmbito, importa discutir mais especificamente os desafios que emergiram com o contexto pandêmico e as possibilidades que podem ser desenhadas por via da mediação social e pedagógica para a garantia dos direitos fundamentais de todos e cada um dos nossos alunos e alunas. Em jeito de construção de uma unidade dialógica teoria-prática, será partilhado um dos pilares de intervenção do projeto do Gabinete de Mediação (Gm+) do Agrupa mento de Escolas Dr. Júlio Martins, situado em Trás-os-Montes, região norte de Portugal, desenvolvido no ano letivo 2020/2021. Esta experiência de inovação pedagógica situa-se no âmbito da medida de “Parentalidade Positiva e Interculturalidade” do plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Português, oportunidade promovida pela Tutela em 2020, no sentido de valorizar o pilar da comunidade e estreitar os laços com as famílias. Intitulado “Diálogos para uma parentalidade positiva”, tal pilar de intervenção inserido nesse projeto é inspirado na visão Freireana de educação humanista e dialógica – porque, como refere Freire (1999), a dialogicidade é a essência da educação como prática de liber dade. A grande finalidade deste pilar, cujos moldes foram resignificados para dar resposta aos desafios pandémicos, é criar oportunidades de reflexões e conversas dirigidas às famílias em particular e a toda a comuni dade educativa em geral, para a coconstrução de estratégias promotoras da realização e do bem-estar e sucesso educativo de todos e cada um dos alunos e alunas. Na sua operacionalização, valorizamos as diversas culturas e, numa lógica de articulação e ampliação das redes de atuação, os Diálogos atravessaram as fronteiras e também incluíram a participação de intervenientes educativos brasileiros que assumem o compromisso com uma educação assente na inovação e com uma escola inclusiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5104-018-4
dc.identifier.slugcv-prod-3318457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8805
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditora Fibra/Edições Brasilpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.subjectSocioeducativapt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.title(Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage137pt_PT
oaire.citation.titleDireitos Humanos e Sobrevivência - o processo da pandemia da COVID-19 no Brasilpt_PT
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Direitos_Humanos_e_Sobrevivencia.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: