Publication
(Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidade
| dc.contributor.author | Madureira, Cristiana | |
| dc.contributor.author | Lima, Louise | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-21T15:25:13Z | |
| dc.date.available | 2023-09-21T15:25:13Z | |
| dc.date.issued | 2023-02 | |
| dc.date.updated | 2023-09-19T19:45:44Z | |
| dc.description.abstract | Este capítulo pretende enfatizar a importância da mediação social e pedagógica enquanto estratégia educativa socializadora e emancipadora de todos e cada um dos agentes educativos envolvidos no compromisso da construção de uma escola inclusiva. Neste âmbito, importa discutir mais especificamente os desafios que emergiram com o contexto pandêmico e as possibilidades que podem ser desenhadas por via da mediação social e pedagógica para a garantia dos direitos fundamentais de todos e cada um dos nossos alunos e alunas. Em jeito de construção de uma unidade dialógica teoria-prática, será partilhado um dos pilares de intervenção do projeto do Gabinete de Mediação (Gm+) do Agrupa mento de Escolas Dr. Júlio Martins, situado em Trás-os-Montes, região norte de Portugal, desenvolvido no ano letivo 2020/2021. Esta experiência de inovação pedagógica situa-se no âmbito da medida de “Parentalidade Positiva e Interculturalidade” do plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Português, oportunidade promovida pela Tutela em 2020, no sentido de valorizar o pilar da comunidade e estreitar os laços com as famílias. Intitulado “Diálogos para uma parentalidade positiva”, tal pilar de intervenção inserido nesse projeto é inspirado na visão Freireana de educação humanista e dialógica – porque, como refere Freire (1999), a dialogicidade é a essência da educação como prática de liber dade. A grande finalidade deste pilar, cujos moldes foram resignificados para dar resposta aos desafios pandémicos, é criar oportunidades de reflexões e conversas dirigidas às famílias em particular e a toda a comuni dade educativa em geral, para a coconstrução de estratégias promotoras da realização e do bem-estar e sucesso educativo de todos e cada um dos alunos e alunas. Na sua operacionalização, valorizamos as diversas culturas e, numa lógica de articulação e ampliação das redes de atuação, os Diálogos atravessaram as fronteiras e também incluíram a participação de intervenientes educativos brasileiros que assumem o compromisso com uma educação assente na inovação e com uma escola inclusiva. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5104-018-4 | |
| dc.identifier.slug | cv-prod-3318457 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8805 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Editora Fibra/Edições Brasil | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
| dc.subject | Transformação | pt_PT |
| dc.subject | Socioeducativa | pt_PT |
| dc.subject | Mediação | pt_PT |
| dc.title | (Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidade | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 148 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 137 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Direitos Humanos e Sobrevivência - o processo da pandemia da COVID-19 no Brasil | pt_PT |
| person.familyName | Madureira | |
| person.givenName | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo | |
| person.identifier.ciencia-id | AB15-05C5-5A18 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2167-849X | |
| rcaap.cv.cienciaid | AB15-05C5-5A18 | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Direitos_Humanos_e_Sobrevivencia.pdf
- Size:
- 1.82 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
