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Advisor(s)
Abstract(s)
Numa perspectiva de desenvolvimento coextensivo à duração da vida, a transição
do Ensino Secundário para o Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios
e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas
tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas - com implicações nos seus níveis de
sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em
particular. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que, através de um estudo
transversal, baseado numa amostra de alunos que se encontravam a frequentar o primeiro
ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), procurámos analisar as
relações entre os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico, a
percepção do suporte social dos estudantes e a satisfação com a vida em geral,
perspectivada como uma avaliação global que o indivíduo faz da sua qualidade de vida.
Description
Keywords
Adaptação ao ensino superior Suporte social
Citation
SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. In: Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: "Cenários da Educação/Formação: Novos Espaços, Culturas e Saberes". Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2007.
Publisher
Instituto Politécnico de Castelo Branco