Repository logo
 
Publication

OS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorRodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado
dc.contributor.authorBezerra, Gicely Aparecida Thomazini
dc.date.accessioned2023-03-28T14:10:32Z
dc.date.available2023-03-28T14:10:32Z
dc.date.issued2022-12-02
dc.description.abstractNos dias atuais, apesar da retórica da inclusão, muitas escolas promovem a exclusão, pois as estratégias escolhidas ao invés de apoiar a diversidade das crianças, na verdade, complexificam suas dificuldades de aprendizagem. Ao considerar essa questão, fica claro a necessidade de expandir o olhar para outros modelos e práticas pedagógicas, bem como pesquisar e explorar outras abordagens que apoiem os educadores em seu trabalho diário e contribuam significativamente para superar limites e expectativas, desenvolvendo novas perspectivas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Toda essa reflexão compõe a justificativa da escolha do tema deste trabalho “O processo de inclusão escolar a partir de uma abordagem Reggio Emilia”. Esta investigação partiu de um estudo de caso de uma escola privada, localizada na região de Leiria, que tem como inspiração a Abordagem Reggio Emilia, de modo a perceber quais são os contributos que essa abordagem oferece junto à fase pré-escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em vista a complexidade desta proposta educacional, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto educativo do colégio. Através deste estudo, percebeu-se que a abordagem Reggio Emilia proporciona conexões significativas e importantes para o desenvolvimento integral de cada aluno, onde a partilha de experiências fortalece a crença de que o conhecimento pertence a todos, independentemente de suas necessidades, habilidades e competências ou de estar ou não em processo de inclusão escolar.pt_PT
dc.identifier.tid203262638pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8292
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAbordagem Reggio Emiliapt_PT
dc.subjectEducação especial´pt_PT
dc.subjectMalaguzzipt_PT
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.titleOS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gicely - versão corrigida.pdf
Size:
2.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: