Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

OS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Gicely - versão corrigida.pdf2.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias atuais, apesar da retórica da inclusão, muitas escolas promovem a exclusão, pois as estratégias escolhidas ao invés de apoiar a diversidade das crianças, na verdade, complexificam suas dificuldades de aprendizagem. Ao considerar essa questão, fica claro a necessidade de expandir o olhar para outros modelos e práticas pedagógicas, bem como pesquisar e explorar outras abordagens que apoiem os educadores em seu trabalho diário e contribuam significativamente para superar limites e expectativas, desenvolvendo novas perspectivas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Toda essa reflexão compõe a justificativa da escolha do tema deste trabalho “O processo de inclusão escolar a partir de uma abordagem Reggio Emilia”. Esta investigação partiu de um estudo de caso de uma escola privada, localizada na região de Leiria, que tem como inspiração a Abordagem Reggio Emilia, de modo a perceber quais são os contributos que essa abordagem oferece junto à fase pré-escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em vista a complexidade desta proposta educacional, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto educativo do colégio. Através deste estudo, percebeu-se que a abordagem Reggio Emilia proporciona conexões significativas e importantes para o desenvolvimento integral de cada aluno, onde a partilha de experiências fortalece a crença de que o conhecimento pertence a todos, independentemente de suas necessidades, habilidades e competências ou de estar ou não em processo de inclusão escolar.

Description

Keywords

Abordagem Reggio Emilia Educação especial´ Malaguzzi Igualdade na educação Educação inclusiva

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue