Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Lopes, Sandra Maria Almeida Matos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T09:37:58Z | |
dc.date.available | 2021-08-13T09:37:58Z | |
dc.date.issued | 2021-05-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, com destaque para algumas experiências educativas implementadas e ainda com referência a algumas dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo em contexto de Creche. Esta investigação procura compreender como a criança de 18 meses interage com o objeto-livro, recorrendo a três tipologias de livros diferentes. Através de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à recolha e análise de 12 vídeos. Os resultados obtidos revelam que as crianças, participantes no estudo, interagiram com os livros maioritariamente através da produção de vocalizações, do olhar e do mexer. A interação com o objeto-livro assume-se assim como importante para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança pequena, podendo surgir o livro como indutor. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202756424 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6095 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Livro | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório daPrática Pedagógica- SandraLopes 2021_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: