Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.91 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada.
Neste sentido encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa.
Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, com destaque para algumas experiências educativas implementadas e ainda com referência a algumas dificuldades que surgiram.
Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo em contexto de Creche. Esta investigação procura compreender como a criança de 18 meses interage com o objeto-livro, recorrendo a três tipologias de livros diferentes. Através de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à recolha e análise de 12 vídeos. Os resultados obtidos revelam que as crianças, participantes no estudo, interagiram com os livros maioritariamente através da produção de vocalizações, do olhar e do mexer. A interação com o objeto-livro assume-se assim como importante para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança pequena, podendo surgir o livro como indutor.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Leitura Livro Criança Interação