Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objetoPublication . Lopes, Sandra Maria Almeida Matos; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, com destaque para algumas experiências educativas implementadas e ainda com referência a algumas dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo em contexto de Creche. Esta investigação procura compreender como a criança de 18 meses interage com o objeto-livro, recorrendo a três tipologias de livros diferentes. Através de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à recolha e análise de 12 vídeos. Os resultados obtidos revelam que as crianças, participantes no estudo, interagiram com os livros maioritariamente através da produção de vocalizações, do olhar e do mexer. A interação com o objeto-livro assume-se assim como importante para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança pequena, podendo surgir o livro como indutor.