Repository logo
 
Publication

O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ricardo Manuel das Neves
dc.contributor.authorCorreia, Rodolfo Domingos Carneiro
dc.date.accessioned2023-04-05T13:59:51Z
dc.date.available2023-04-05T13:59:51Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.description.abstractA presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus group, a observação direta e a pesquisa documental.pt_PT
dc.identifier.tid203265971pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8333
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCirco Socialpt_PT
dc.subjectExclusão Socialpt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectInclusão Socialpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectInclusão pelas Artespt_PT
dc.titleO CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Final_Mestrado Rodolfo Correia Vol I_após correções formais.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Final_Mestrado Rodolfo Correia Vol II_após correções formais.pdf
Size:
2.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: