Publication
O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ricardo Manuel das Neves | |
dc.contributor.author | Correia, Rodolfo Domingos Carneiro | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T13:59:51Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T13:59:51Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus group, a observação direta e a pesquisa documental. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203265971 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8333 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Circo Social | pt_PT |
dc.subject | Exclusão Social | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Inclusão Social | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Inclusão pelas Artes | pt_PT |
dc.title | O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS” | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
Loading...
- Name:
- Dissertação Final_Mestrado Rodolfo Correia Vol I_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.57 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
Loading...
- Name:
- Dissertação Final_Mestrado Rodolfo Correia Vol II_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: