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Advisor(s)
Abstract(s)
The scope of the paper is the study a set of hotel companies placed in Lisbon, Portugal, which are
grouped into "hotels with restaurant" and "hotels without restaurant". Taking into account the services
available, the main objective is to compare the companies’ value, using the net present value (NPV)
criteria, which is one of the main criteria used to analyse the feasibility of investments and to determine
the companies’ value. In specific terms, it is intended to ascertain whether the existence of a restaurant in
the hotel allows its value to increase; which services increase the companies’ value; and whether the
official star rating influences the hotel's value. The research methodology is descriptive because it is
intended to study the characteristics of a group of companies. Multiple case studies are used to make a
convincing research and to allow comparability. Companies’ financial data was collected from the SABI
Bureau van Dijk’s database. The results show that the group of hotel companies studied are economically
feasible. On the other hand, hotel companies with a restaurant have a higher NPV compared to hotel
companies without a restaurant.
Este artigo tem como objeto de estudo um conjunto de empresas hoteleiras com sede em Lisboa, Portugal, as quais são agrupadas em “hotéis com restaurante” e “hotéis sem restaurante”. O objetivo geral é a comparação da valorização das empresas, tendo em conta os serviços disponibilizados, em que o critério utilizado é o valor atual líquido (VAL), o qual é um dos principais critérios utilizados para analisar a exequibilidade de investimentos e para determinar o valor das empresas. Em termos específicos, pretende se apurar: se a existência de um restaurante no hotel determina a sua valorização; quais os serviços que valorizam as empresas hoteleiras; e se a classificação oficial a nível de estrelas influencia a valorização do hotel. A metodologia de pesquisa é descritiva pois pretende se estudar as características de um grupo de empresas. São utilizados estudos de caso múltiplos para que a investigação seja convincente e de modo permitir a comparabilidade. A informação financeira necessária foi recolhida na base de dados SABI Bureau van Dijk. Os resultados evidenciam que o conjunto de empresas hoteleiras estudadas são economicamente viáveis. Por outro lado, as empresas hoteleiras com restaurante detêm um VAL superior comparativamente às empresas hoteleiras sem restaurante.
Este artigo tem como objeto de estudo um conjunto de empresas hoteleiras com sede em Lisboa, Portugal, as quais são agrupadas em “hotéis com restaurante” e “hotéis sem restaurante”. O objetivo geral é a comparação da valorização das empresas, tendo em conta os serviços disponibilizados, em que o critério utilizado é o valor atual líquido (VAL), o qual é um dos principais critérios utilizados para analisar a exequibilidade de investimentos e para determinar o valor das empresas. Em termos específicos, pretende se apurar: se a existência de um restaurante no hotel determina a sua valorização; quais os serviços que valorizam as empresas hoteleiras; e se a classificação oficial a nível de estrelas influencia a valorização do hotel. A metodologia de pesquisa é descritiva pois pretende se estudar as características de um grupo de empresas. São utilizados estudos de caso múltiplos para que a investigação seja convincente e de modo permitir a comparabilidade. A informação financeira necessária foi recolhida na base de dados SABI Bureau van Dijk. Os resultados evidenciam que o conjunto de empresas hoteleiras estudadas são economicamente viáveis. Por outro lado, as empresas hoteleiras com restaurante detêm um VAL superior comparativamente às empresas hoteleiras sem restaurante.
Description
Keywords
Net present value Cash flows Company valuation Hotels Valor atual aíquido Fluxo de caixa Avaliação de empresas Hotéis
Citation
Carrera, C. Gomes, C & Santos, L. L. (2020). Avaliação das empresas hoteleiras em função do VAL. Tourism and Hospitality International Journal, 15(1), 12-39.
Publisher
ISCE