Publication
O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de | pt_PT |
| dc.contributor.author | Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:48:24Z | |
| dc.date.available | 2019-01-23T11:48:24Z | |
| dc.date.issued | 2018-10-12 | |
| dc.description.abstract | Sobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202153010 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3758 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Literatura Infantil | pt_PT |
| dc.subject | Livro Multiformato | pt_PT |
| dc.subject | Crianças com Deficiência | pt_PT |
| dc.subject | Crianças com Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
| dc.title | O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- TESE_SONIA_PEREIRA_MESTRADO_ED_ESPECIAL_julho_2018.pdf
- Size:
- 20.11 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
