Repository logo
 
Publication

O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar dept_PT
dc.contributor.authorGraça, Sónia Isabel da Costa Pereira
dc.date.accessioned2019-01-23T11:48:24Z
dc.date.available2019-01-23T11:48:24Z
dc.date.issued2018-10-12
dc.description.abstractSobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.pt_PT
dc.identifier.tid202153010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3758
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectLiteratura Infantilpt_PT
dc.subjectLivro Multiformatopt_PT
dc.subjectCrianças com Deficiênciapt_PT
dc.subjectCrianças com Necessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.titleO livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_SONIA_PEREIRA_MESTRADO_ED_ESPECIAL_julho_2018.pdf
Size:
20.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: