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- O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusãoPublication . Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deSobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.
