Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Sobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.

Description

Keywords

Inclusão Literatura Infantil Livro Multiformato Crianças com Deficiência Crianças com Necessidades Educativas Especiais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue