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Abstract(s)
Sobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das
crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se
apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão.
As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior
Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que
garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de
todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de
aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de
suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os
recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de
cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas
de educação e formação.
A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da
história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o
tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da
investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado
a todas as crianças do ensino básico.
Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes,
finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais.
A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo,
incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a
alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro
multiformato.
Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra
enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na
escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência
nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma
VII
equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem
chegar ao encontro de todos os alunos.
Description
Keywords
Inclusão Literatura Infantil Livro Multiformato Crianças com Deficiência Crianças com Necessidades Educativas Especiais
