Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Orquejo, Maria Evelyn Redondo | |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T13:24:32Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T13:24:32Z | |
dc.date.issued | 2022-02-25 | |
dc.description.abstract | Este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, descreve o percurso realizado ao longo dos três semestres em que desenvolvi a Prática Pedagógica, salientando as aprendizagens mais significativas bem como as dificuldades, medos, anseios e desafios. O trabalho está organizado em três partes: A parte I apresenta uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido em contexto de Creche, realizado numa IPSS, a segunda parte contempla a Dimensão Reflexiva da prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I numa instituição particular com um grupo de crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos, e a terceira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, realizada numa instituição da rede pública, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Esta terceira parte inclui, ainda, a Dimensão Investigativa, que decorreu neste último contexto. É, então, nesta terceira parte que se relatam os resultados do estudo desenvolvido, cujo objetivo era responder à questão “Que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre?”. A Dimensão Investigativa está dividida em cinco capítulos que contemplam os diversos momentos do trabalho, desde a pesquisa para a fundamentação teórica aos procedimentos a seguir no estudo de caso, da recolha e processamento dos dados à apresentação e discussão dos resultados e as ilações que foi possível obter a partir da análise do observado e das evidências recolhidas. Desta investigação de natureza qualitativa resulta uma compreensão crítica dos comportamentos observados nos pares de irmãos intervenientes nos momentos de brincadeira livre, das suas atitudes de vigilância e apoio à busca de conforto e apego, mas também de conflito em busca de relativa autonomia. As observações e a sua análise permitem já apontar algumas conclusões, nomeadamente de que a interação entre irmãos de idades diferentes que frequentam a mesma sala, no contexto específico dos momentos de brincadeira livre, é maioritariamente benéfica para ambos, dado que fomentam aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento de ambos os elementos das fratrias participantes do estudo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203037251 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7361 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Interações entre irmãos | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- +RELATÓRIO FINAL DOMESTRADO - MARIA EVELYN REDONDO ORQUEJO_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.73 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: