Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorOrquejo, Maria Evelyn Redondo
dc.date.accessioned2022-07-13T13:24:32Z
dc.date.available2022-07-13T13:24:32Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.description.abstractEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, descreve o percurso realizado ao longo dos três semestres em que desenvolvi a Prática Pedagógica, salientando as aprendizagens mais significativas bem como as dificuldades, medos, anseios e desafios. O trabalho está organizado em três partes: A parte I apresenta uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido em contexto de Creche, realizado numa IPSS, a segunda parte contempla a Dimensão Reflexiva da prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I numa instituição particular com um grupo de crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos, e a terceira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, realizada numa instituição da rede pública, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Esta terceira parte inclui, ainda, a Dimensão Investigativa, que decorreu neste último contexto. É, então, nesta terceira parte que se relatam os resultados do estudo desenvolvido, cujo objetivo era responder à questão “Que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre?”. A Dimensão Investigativa está dividida em cinco capítulos que contemplam os diversos momentos do trabalho, desde a pesquisa para a fundamentação teórica aos procedimentos a seguir no estudo de caso, da recolha e processamento dos dados à apresentação e discussão dos resultados e as ilações que foi possível obter a partir da análise do observado e das evidências recolhidas. Desta investigação de natureza qualitativa resulta uma compreensão crítica dos comportamentos observados nos pares de irmãos intervenientes nos momentos de brincadeira livre, das suas atitudes de vigilância e apoio à busca de conforto e apego, mas também de conflito em busca de relativa autonomia. As observações e a sua análise permitem já apontar algumas conclusões, nomeadamente de que a interação entre irmãos de idades diferentes que frequentam a mesma sala, no contexto específico dos momentos de brincadeira livre, é maioritariamente benéfica para ambos, dado que fomentam aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento de ambos os elementos das fratrias participantes do estudo.pt_PT
dc.identifier.tid203037251pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7361
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectInterações entre irmãospt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livrept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
+RELATÓRIO FINAL DOMESTRADO - MARIA EVELYN REDONDO ORQUEJO_após correções formais.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: